O impacto do Big Data nas escolas é destaque do Grande Encontro da Educação

Evento acontece até amanhã, em São Paulo. A abertura ficou por conta do gerente da Microsoft Brasil, Daniel Maia, que falou sobre aprendizagem digital

Compartilhe
, / 0

Em um mundo em que todas as ações tendem a ser transformar em dados digitais, o impacto desses processos na instituição escolar é destaque no Grande Encontro da Educação 2019. Com o tema A educação na era do Big Data, o evento acontece em 17 e 18 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, capital paulista.

Voltado a gestores, coordenadores pedagógicos e demais interessados, o objetivo do Grande Encontro é informar os participantes dos principais assuntos que envolvem o setor educacional e, com isso, prepará-los para os desafios presentes e futuros em suas escolas.

Leia também

Professores da rede pública são reconhecidos por projetos transformadores

O gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil, Daniel Maia, abriu as palestras e falou sobre o futuro da aprendizagem digital. Maia destacou que a cada ciclo de transformação que a sociedade passa, o mercado de trabalho é sempre diretamente atingido — atualmente, já se sente mudanças com as máquinas, que substituem algumas funções antes feitas apenas por humano.

Habilidades socioemocionais

O perceptível de todas essas mudanças é também que elas transformam as pessoas e a cultura, e esse movimento indica o quanto é importante a educação estar atenta a isso e auxiliar os alunos a se lapidarem para o futuro e para o mercado de trabalho. Maia defende que as escolas olhem para as habilidades socioemocionais — tão faladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — e que para o gerente da Microsoft é o futuro, afinal, “as emoções são as guardiões da cognição”, afirma.

A Escola Bosque foi citada durante a palestra como um exemplo bem-sucedido de integrar a tecnologia nas disciplinas e de quebra ainda aplica as tais habilidades que visam tornar o aluno mais empático e com espírito colaborador. Nessa escola os alunos criaram um bot (robô) que discute sobre bullying com eles por meio de uma ferramenta da Microsoft.

Meio ambiente, Big Data e desenvolvimento sustentável: o papel das escolas, a Lei Geral de Proteção de dados e metodologias ativas são outros temas que serão abordados amanhã, 18, no segundo e último dia do Grande Encontro.

Grande Encontro da Educação habilidades socioemocionais

Daniel Maia em conversa com o jornalista e curador do evento, Rubem Barros (foto> Diego Spessato)

Leia também:

Brasileira de 18 anos fica em 1º lugar na principal feira de ciências do mundo e terá asteroide com seu nome

“BNCC é a base de que seres humanos queremos criar”, afirma especialista

Comentários

comentários

nudecelebvideo.net asexbox.com javset.net

PASSWORD RESET

LOG IN