Movimentos Mobilizadores propõem debate sério de temas atuais em um contexto de aprendizagem ativa

Iniciativa social da ZOOM, programas permitem que escolas motivem o conhecimento de temas importantes, enquanto estimulam a conscientização em ambientes lúdicos, divertidos e desafiadores

Compartilhe
, / 0

ZOOM education for life lança os Movimentos Mobilizadores (M&M’s) a fim de levar para as salas de aula o debate de assuntos que normalmente não são trabalhados nas escolas, de forma divertida e lúdica e dentro de um contexto de aprendizagem ativa. Sem custos para as escolas e familiares dos estudantes, os M&M’s são uma iniciativa social e educacional da ZOOM que une empresas, entidades do terceiro setor e pessoas de diversas áreas e são divididos em assuntos atuais da sociedade como cidadania, mobilidade urbana e trânsito, combate ao cyberbullying, profissões do futuro e espaço aéreo.

Os M&M’s ocorrem ao longo do ano e a ZOOM disponibiliza os materiais digitais necessários para a implementação dos programas nas escolas. “Além de motivar o debate e o conhecimento a partir do uso de recursos de aprendizagem ativa, os programas colocam os alunos, em todo o tempo, como protagonistas e potenciais influenciadores dos adultos a respeito de assuntos importantes para todos nós, por exemplo, como se comportar no trânsito”, explica Marcos Wesley, CEO e fundador da ZOOM.

Cada Movimento Mobilizador terá embaixadores de diferentes estados do Brasil que darão voz aos alunos participantes, criando uma comunicação clara entre eles. Os embaixadores são estudantes das mesmas séries que serão contemplados os programas. Em São Paulo, Giovanna Melo Rosseto de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola Stagium, de Diadema, será a embaixadora do M&M Internet com Ética. “É importante o adolescente ter alguém em quem se enxergar, que passou por alguma situação parecida e que o estimule a participar de movimentos tão importantes quanto esses”, declara Marcos Wesley.

Assim como todos os programas educacionais da ZOOM, os Movimentos Mobilizadores estão inseridos na proposta mão na massa e foram desenvolvidos com base em metodologias ativas de aprendizagem e recursos de gameficação, possibilitando um processo autodidata e autônomo, além de permitir que os alunos participem de um concurso cultural.

aprendizagem ativa

Foto: divulgação ZOOM education

Dirigidos a alunos do Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, os M&M’s são:

  • Internet com Ética

Ocorre em março e abril de 2019 – indicado para faixa etária de 11 a 16 anos

O programa terá início com uma forte campanha de combate ao cyberbullying, uma causa importante nos dias atuais tendo a internet presente no cotidiano das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes. Internet com Ética contará com divertidos personagens que ajudarão a comunidade escolar no engajamento desta causa. A seguir alguns dados alarmantes que levaram a ZOOM a pensar seriamente neste tema:

  • Pesquisa publicada pela Ipsos no primeiro semestre de 2018 revelou que as crianças brasileiras são vítimas frequentes de hostilidade, principalmente, pelos perfis nas redes sociais. Foram entrevistadas 20.793 pessoas em 28 países.
  • As escolas são o local onde acontecem 51% dos casos de bullying no mundo.
  • O Brasil é o 2º país com mais casos de bullying virtual contra crianças.
  • 76% dos entrevistados consideram que as políticas de conscientização e combate ao cyberbullying são insuficientes. Uma prova disso é que 25% dos responsáveis disseram nunca terem ouvido falar nesse tipo de violência virtual.
  • O número de menores de idade na internet vem aumentando progressivamente. Segundo dados do Unicef divulgados em 2018, a cada segundo, duas crianças entram na internet pela primeira vez. Os números apontam para a necessidade de cuidado na introdução das tecnologias na vida das crianças.

 

  • Cidades Inteligentes

Ocorre em maio e junho de 2019 – indicado para faixa etária de 6 a 11 anos

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial estará próxima dos 10 bilhões no ano de 2050. Além disso, dois terços das pessoas viverão em áreas urbanas. Isso significa que as cidades enfrentarão um enorme desafio para garantir o fornecimento de energia para todos os habitantes. O programa Cidades Inteligentes visa convidar a escola, os alunos e suas famílias a refletirem sobre as características de cidades inteligentes, propondo soluções para problemas que fazem parte do cotidiano de qualquer morador e desenvolver atitudes sustentáveis e que promovam saúde, segurança e bem estar. Alguns dados a se saber:

  • Estudo do Ibope Inteligência encomendado pela Rede Nossa São Paulo mostra que 44% dos paulistanos têm ou já tiveram problemas de saúde relacionados à poluição e que o paulistano demora quase 3 horas por dia no trânsito.
  • Em estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que se referem ao ano de 2016, o Brasil joga 55% do esgoto que coleta na natureza e apenas 45% do esgoto do país é tratado.
  • 40 mil pessoas por ano no Brasil são vítimas de acidentes de trânsito, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

  • Robôs na Nossa Vida

Ocorre em agosto e setembro de 2019 – indicado para faixa etária de 6 a 11 anos

Quem é que não se admira com objetos que se movem sozinhos, aparelhos que falam, robôs que trabalham e tantas outras engenhocas que parecem fazer mágica? Considerando que, no futuro, 65% das crianças de hoje estarão exercendo funções que ainda não existem, além de que, até um terço dos postos de trabalho em países desenvolvidos poderão ser ocupados por robôs até 2030, de acordo com estudo da PwC, o programa Robôs na Nossa Vida visa estimular que os alunos interajam com este tema em profundidade por meio de inúmeras oportunidades de aprendizagem ativa. Além disso, vale mencionar que 90% dos alunos que participam de competições de robótica seguem suas carreiras nas áreas de exatas, de acordo com uma pesquisa da FIRST STEM Equity Community Innovation Grants.

 

  • Voando Alto

Ocorre em outubro e novembro de 2019 – indicado para faixa etária de 11 a 16 anos

A conquista e exploração espacial sempre foi um tema instigante para a curiosidade de todos, principalmente, de crianças e adolescentes. Além da imaginação do ser humano, é preciso muito estudo de física, matemática e design para se construir um foguete. O programa Voando Alto visa encantar o aluno a estudar sobre o funcionamento das máquinas poderosas que voam e descobrir como isso é possível tecnicamente.

Sobre a ZOOM education for life

Há 22 anos, a ZOOM education for life propõe um modelo diferenciado de educação, focado no desenvolvimento do potencial criativo de crianças, jovens e adultos ao adotar a metodologia do aprender fazendo, que faz com que os alunos sejam colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, expandindo competências e agregando atitudes e valores para toda a vida. Desde 2016, a empresa vem investindo forte na Cultura Maker, criando projetos e produtos nos quais os estudantes se apropriam de muitos saberes antes limitados aos técnicos e engenheiros.

ZOOM é pioneira e líder no segmento da robótica educacional. Seus programas curriculares e extracurriculares são resultado de forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem e na formação e acompanhamento presencial dos educadores para o sucesso na aplicação com os alunos.

Os Programas Educacionais da ZOOM buscam transformar a sala de aula em um ambiente no qual os seus alunos se sintam instigados a conectar, construir, analisar e continuar aprendendo, trabalhando com atividades lúdicas e desafiadoras. Como resultado, a ZOOM se tornou líder no segmento da Cultura Maker e STEM (Science, Tecnology, Engineering and Math).

ZOOM já atendeu mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 8 mil escolas de todo o Brasil, incentivando mais de 150 mil educadores a se engajarem nessa nova forma de ensinar e aprender.

Leia também:

Autista rompe preconceito e se forma em medicina

Escolas públicas transformadoras são destaques de série online gratuita

Jovem nordestina é protagonista de game que aborda o sertão baiano

Comentários

comentários

nudecelebvideo.net asexbox.com javset.net

PASSWORD RESET

LOG IN