Tecnologia a favor da educação

Software de gestão para bibliotecas escolares faz parte dos novos caminhos de aprendizagem do século XXI

Compartilhe
, / 0

Como transformar a biblioteca da escola em um centro de referência para a alfabetização, para a criação e o reforço do hábito da leitura? Como ter um local mais atrativo, interativo, interessante? Tudo isso é essencial para uma escola que se preocupa em seguir os novos caminhos de aprendizagem do século XXI, em grande maioria, balizados pela tecnologia.

Um sistema 100% web para catalogar e gerenciar todas as obras da biblioteca escolar permite aos profissionais que tenham mais tempo para gerir este importante espaço da instituição e, assim, ter novas ideias para ressignificar a biblioteca escolar.

Leia também:

O livro é uma arma

Um bom exemplo de sistema é o software Philos, uma solução SophiA, que pode ser usado em qualquer dispositivo com acesso à internet fazendo com que os colaboradores ganhem tempo para promover outras atividades de apoio e planejamento pedagógico. O sistema tem uma interface simples, o que permite capacitar os operadores muito rapidamente, colocando o sistema em produção também rapidamente.

Outra característica que aumenta a facilidade de uso do sistema é a importação de registros via ISBN. Digitando o ISBN (ou fazendo a leitura do código de barras), o Philos busca numa base de dados o registro bibliográfico daquela obra e ao localizá-la, já traz a ficha catalográfica preenchida, inclusive a capa, o que agiliza muito o processo de catalogação.

O Philos possui ainda um portal que permite aos alunos e demais usuários da biblioteca fazer pesquisas no acervo, realizar reservas e renovações de empréstimos, visualizar quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca e quais as obras mais emprestadas. Com isso, a biblioteca ganha mobilidade, dando ao usuário mais facilidade de acesso.

Projeto social

A Prima, empresa desenvolvedora da linha de softwares SophiA e Philos, é responsável pelo Projeto Philos – Amigo da Biblioteca, que doa licenças do software para escolas públicas municipais e estaduais de todo o Brasil. Confira o depoimento de uso do Philos pela EMEF Maria Conceição de Souza, de Clementina, interior de São Paulo:

“O hábito da leitura aqui na escola é visto como essencial ao aprendizado. O começo de tudo, ensinado e incentivado por todos os funcionários. Recebo toda semana mais de 500 alunos na nossa biblioteca, em busca de obras que estão sendo lidas em sala ou outros livros pelos quais têm interesse.

O software facilitou muito o nosso trabalho. Informatização é a base de tudo hoje em dia, antes os registros eram por escrito. Agora com a tecnologia, basta colocar uma informação da obra no sistema e temos um resumo completo, com título, autor, todas as informações. O projeto é uma excelente iniciativa! Vem como uma ajuda para municípios menores, que não têm tanto acesso a esse tipo de tecnologia, mas que com ela, podem dar aos alunos novas experiências com a leitura.”

Lucivânia Garcia, auxiliar de biblioteca

Sua escola precisa de mais tecnologia para seguir os novos caminhos de aprendizagem do século XXI? Entre em contato com a equipe de vendas do Philos e saiba mais.

educação biblioteca

Foto: divulgação

Leia também:

Transforme a biblioteca da sua escola com o sistema Philos

Seriado Escola de gênios propõe aprendizado prático e divertido

Comentários

comentários

nudecelebvideo.net asexbox.com javset.net

PASSWORD RESET

LOG IN