Filme brasileiro ‘Sobre Rodas’ destaca a transformação da infância para a adolescência

Em cartaz nos cinemas, primeiro longa de Mauro D’Addio dá voz às angústias de um menino e uma menina por meio de uma viagem pelas estradas do interior de São Paulo

Compartilhe
, / 0

Primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Mauro D’Addio, Sobre Rodas chama a atenção pelo roteiro, que destaca a transição da infância para a adolescência por meio da aventura de Lucas (Cauã Martins), garoto de 13 anos que, recentemente perdeu o movimento das pernas e Laís (Lara Boldorini), também com 13 anos, que busca encontrar seu pai, um caminhoneiro que ela nunca conheceu.

Filmado no interior de São Paulo, em Monte Alegre do Sul, Lucas e Laís fogem de casa e partem para as estradas interioranas em busca do tal caminhoneiro. Os anseios dos jovens estimulam o espectador a refletir, seja ele criança, jovem ou adulto.

Segundo o diretor, o filme entende que o pré-adolescente é um ser pleno, com desafios e questões que devem ser trabalhadas em suas singularidades. “Falamos de resiliência frente às adversidades, de amizade, descobertas, autonomia, diversidade, inclusão e acessibilidade.”

Eleito o melhor filme na categoria infantil do Festival de Toronto, no Festival Internacional de Filme Infantil de Chicago e no Festival do Rio da Mostra Geração, os três em 2017, Sobre Rodas coleciona ainda seleções em mais de 20 festivais.

Cinema como estímulo

“Educadores possuem papel fundamental como mediadores e, o filme é uma ótima ferramenta para trabalhar questões que às vezes não cabem no espaço convencional da sala de aula. Ir ao cinema é uma experiência social, coletiva e transformadora. Quem não se lembra daquela sessão com amigos aos treze anos?”, indaga Mauro, que também assina o roteiro do filme.

O filme estreou nos cinemas em 14 de março. Dentre as exibições nas salas de cinema de São Paulo, domingo,17, haverá sessão gratuita no CineSesc, às 11h.

Além disso, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Londrina e Santos também recebem o filme.

João Pessoa, Natal, Teresina, Fortaleza, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, transmitem sessão especial, em 16 de março, por meio de uma parceria com Cinépolis.

filme adolescência Sobre Rodas

Sobre Rodas, em cartaz nos cinemas (foto: Bella Tozini/divulgação)

Leia também:

Série indígena Guerreiros da floresta apresenta a luta de lideranças Yanomami, Huni Kuin e Suruí

Paulo Freire: debate ou confronto?

Comentários

comentários

nudecelebvideo.net asexbox.com javset.net

PASSWORD RESET

LOG IN