Turma de vanguarda

Grupo Rumo comemora 30 anos com integrantes desenvolvendo trabalhos em várias áreas da educação

Compartilhe
, / 1023 0



Alexandre Pavan





 




O grupo Rumo, um dos principais representantes da vanguarda paulistana nos anos 80, festeja seus 30 anos com o relançamento em CD de seus seis álbuns:
Rumo

,
Rumo aos Antigos

,
Diletantismo

,
Caprichoso

,
Quero Passear

(este destinado ao público infantil) e
Rumo Ao Vivo

. Formado em 1974, por estudantes da Universidade de São Paulo, o conjunto surgiu como uma espécie de laboratório de pesquisas e experimentação musical que privilegiava o texto das canções.

A escalação inicial contava com os irmãos Luiz e Paulo Tatit (guitarra, violão e voz),
Ná Ozzetti (voz), Hélio Ziskind (flauta, sax, violão e voz), Akira Ueno (baixo), Pedro Mourão (violão e voz), Gal Oppido (bateria), Zecarlos Ribeiro (percussão), Geraldo Leite (voz) e Ciça Tuccori (piano), que seria substituída por Ricardo Breim, nos anos 80.

 O processo de criação do grupo tinha a palavra como eixo que interferia, ou melhor, definia a estrutura musical. Na obra do Rumo, é difícil dissociar a letra da música, porque estes elementos não foram criados para funcionar de forma independente.

À essa concepção, o conjunto aliava uma pesquisa que focalizava compositores populares clássicos, como Noel Rosa, Sinhô e Lamartine Babo. E a fórmula funcionou. Em 1981, quando já possuía um público cativo, o Rumo lançou seus primeiros LPs (
Rumo

e
Rumo aos Antigos

), que, mesmo de maneira independente, venderam 20 mil exemplares.

Agora, em 2004, depois de um hiato de dez anos sem se apresentar, o grupo se reuniu novamente para comemorar o aniversário. E o conjunto ganhou um novo agregado: o violista Fábio Tagliaferri.

Mesmo tendo construído um grupo que se tornou ícone da música paulistana, seus integrantes não se limitaram a ele, desempenhando trabalhos individuais significativos. E isso torna o Rumo um fenômeno ainda mais interessante. Para citarmos só alguns nomes, Paulo Tatit e Hélio Ziskind se destacam atualmente na composição de canções para o público infantil.

O primeiro é um dos fundadores do selo Palavra Cantada, etiqueta que preza pela qualidade dos discos que vende para crianças. Ziskind é autor de músicas de sucesso, compostas para o programa
Cocoricó

, da TV Cultura.



Já Luiz Tatit, Pedro Mourão e Ricardo Breim atuam como educadores. Tatit, autor de livros de referência que discutem semiótica e canção, é professor do Departamento de Lingüística da USP.  Os outros dois são diretores de escolas de música em São Paulo – Breim é um dos mentores do interessante Projeto Alfabetização Musical (PAM), programa desenvolvido (por pouco tempo, infelizmente) pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

As músicas que fizeram a história do conjunto nesses 30 anos, como a divertida
Carnaval do Geraldo

, ou ainda
Felicidade

,
Ladeira da Memória

e
A Noite no Castelo

, servem de trilha sonora para a constatação de que o Rumo é um grupo e tanto.


Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN