Tabela periódica ganha quatro novos elementos

Elementos ainda não têm nome nem símbolos

Compartilhe
, / 276 0

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) anunciou que a tabela periódica ganhou mais quatro elementos. Eles ainda não têm nome nem símbolos, mas provisoriamente se chamam ununtrium (Uut-113), ununpentium (Uup-115), ununseptium (Uus-117) e ununoctium (Uuo-118). Os números se referem a quantidade de prótons que estes átomos têm em seus núcleos. Agora, o sétimo período da tabela está completo.

O Uut-113 foi descoberto pela equipe RIKEN, do Japão. Já os Uup-115 e Uus-117 foram descobertos em colaboração entre o Joint Institute for Nuclear Research in Dubna, na Russia; Lawrence Livermore National Laboratory e Oak Ridge National Laboratory, dos Estados Unidos. Os dois primeiros institutos também foram responsáveis pelo Uuo-118.

Estas equipes serão chamadas para sugerir nomes para os novos elementos. Os nomes podem ser em homenagem a cientistas, ter referências mitológicas ou a minerais, por exemplo. Depois, a IUPAC irá analisar as sugestões de acordo com critérios como a facilidade de tradução para outras línguas.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN