Supermercados são novos destinos de estudo do meio

Estudantes aprendem desde produção de alimentos até consumo responsável

Compartilhe
, / 907 0


A visita a supermercados revelou-se como uma nova forma de estudo do meio. Seja por iniciativa das empresas ou das escolas, a visita de estudantes do ensino fundamental a esses estabelecimentos é uma nova forma de aplicar, na vida real, conceitos interdisciplinares aprendidos na sala de aula.

O Extra Hipermercados, por exemplo, lançou o projeto
A escola vai ao Extra

, em sua unidade Alto da XV, em Curitiba (PR), para receber gratuitamente alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental da cidade. O objetivo, segundo a equipe que organiza as visitas, é a

“educação para o consumo consciente”. No programa, os estudantes conhecem a origem dos produtos, seu processo de fabricação, manipulação e conservação, além de serem introduzidos a temas como economia doméstica, alimentação saudável e combate ao desperdício. O passeio inclui os bastidores da loja, a distribuição dos produtos, os profissionais envolvidos, a definição de hipermercado e dos três setores da economia.

Outro caso é o dos alunos da quinta séria da escola Adventista de Interlagos, em São Paulo (SP), que, segundo a instituição, por iniciativa própria, se reuniram em grupos e arrecadaram dinheiro para comprar 19 cestas básicas. O trabalho fez parte da disciplina de matemática, e os estudantes foram, antes da compra, ao supermercado Sonda (em Cidade Dutra) pesquisar preços, estabelecer relações de custo-benefício e elaborar orçamentos. O objetivo, segundo a escola, foi gerar nos alunos a consciência do papel de consumidores e cidadãos.

As visitas ao hipermercado Extra são realizadas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no período das 14 às 16 horas, e devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (41) 3362 4116.

(Fontes: Literal Link e Assessoria de Imprensa Educacional)



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN