Setor educacional recebe atenção de companhias gigantes do universo de TI

Soluções tecnológicas vão do monitoramento do trânsito na saída da escola a funções de secretaria escolar

Compartilhe
, / 533 0

soluções tecnológicas para educação

O setor educacional tem recebido atenção de algumas das companhias gigantes do universo de TI, como Google, Microsoft e IBM. Elas oferecem soluções semelhantes às que já existem no mercado, com adaptações necessárias ao ambiente acadêmico. Mas também cresce a cada ano o número de empresas menores e startups que oferecem soluções tecnológicas sob medida para escolas. Os serviços abrangem desde programas que ajudam a resolver questões burocráticas, montar grades de aulas, até softwares destinados especificamente a promover um aprendizado mais eficiente.

Comunicação

Uma vertente com muita oferta no mercado é a de soluções para a comunicação com a família. O ClassApp é um dos mais populares, permitindo o envio de todo tipo de comunicado, além de ter um canal de contato direto entre pais e diferentes setores da escola por meio de troca de mensagens. O AgendaKids também permite troca de mensagens, envio de comunicados e apresenta um resumo do dia escolar para os pais. O Diário Escola oferece envio de comunicados, resumo do dia e agenda com datas de festas e reuniões. No Agenda Digital, com serviços semelhantes, há uma funcionalidade de confirmação de leitura das mensagens e comunicados.

Grade horária

O quebra-cabeça de montar uma grade sem conflitos de horários, respeitando as restrições de cada professor e eliminando ao máximo as janelas, atividade que pode roubar semanas de trabalho de um gestor, pode ser feito por sistemas digitais de gestão. Entre as opções já consagradas no mercado há o Cronos e o GridClass.

Trânsito

Já Cheguei e Filhos sem Fila ajudam na hora da saída das crianças da escola. Por meio de um aplicativo em seus celulares, os responsáveis comunicam que estão próximos ao portão, e as crianças já se posicionam para entrar no carro. A intenção é tornar a saída das crianças mais rápida, o que melhora o trânsito nos arredores do colégio. Os aplicativos também prometem melhorar a segurança, pois só quem estiver previamente cadastrado tem acesso aos estudantes.

Para os que optam por vans, o app De Van pra Escola acompanha em tempo real o itinerário do veículo que leva e busca os alunos no colégio, o que permite saber que horas exatamente eles chegarão. Ainda é possível receber alertas do condutor diretamente no celular.

Testes diagnósticos

GeekLab, Simplifica, Fábrica de Provas e AppAprov são platafor-mas que permitem aplicação e correção de provas – todas têm seus bancos de questões. Por meio de testes, os sistemas elaboram relatórios que indicam em que pontos os estudantes precisam melhorar e podem até sugerir conteúdos. O Geek faz os testes em dispositivos digitais e dá o resultado em tempo real. O Simplifica pode ser aplicado em papel: o app faz a leitura do gabarito usando a câmera, o que economiza tempo. A Fábrica de Provas pode ser usada tanto na versão digital como em provas em papel. O AppAprova permite a comparação dos resultados dos seus alunos com estudantes de outras instituições que também usam a aplicação.

Conteúdos

A plataforma Moodle, gratuita, é bastante usada por escolas de ensino básico e até por faculdades. O professor pode aproveitar a ferramenta para separar certos materiais para os alunos, como vídeos, slides, textos, que ficam acessíveis on-line. Por ela ainda é possível dar uma aula virtual, em tempo real, à qual os alunos assistem de qualquer lugar e podem enviar mensagens privadas para o docente ou fazer comentários públicos. O Edmodo é um misto de rede social, plataforma em que o professor pode colocar tarefas e conteúdos, e tem funcionalidades para testes diagnósticos. Outro diferencial é que os pais recebem senha para poder acompanhar as tarefas e entregas. Há serviços básicos grátis e também versões pagas.

Financeiro-administrativo

O WPensar oferece gestão de cobranças e inadimplência, controle de pessoas interessadas na instituição, controle de documentos, matrículas, histórico e tudo mais com que uma secretaria precisa trabalhar no dia a dia. O Aplicativo Escolar tem entre suas funcionalidades a cobrança e o controle de pagamentos, permite a solicitação de documentos oficiais, assim como dá acesso a boletins e histórico escolar. Além das questões burocráticas, o Aplicativo Escolar também trabalha nas vertentes de comunicação com as famílias, trânsito e conteúdos.

Monitoramento

Garantir a segurança dos filhos é atualmente uma das grandes preocupações dos pais. Para aqueles mais controladores, há alguns tipos de soluções que permitem o monitoramento dos filhos. O App Escola da Senior permite que os responsáveis consultem as informações de entrada e saída dos alunos, assim como recebam alertas em caso de alguma ocorrência fora do previsto. Para as escolas de educação infantil que possuem câmeras, há sistemas que permitem aos pais acompanhar tudo pelo celular.

Biblioteca

Além de uma biblioteca física, as escolas podem oferecer ambientes virtuais de leitura. O sistema da Árvore de Livros permite acesso ilimitado a milhares de e-books infantojuvenis em celulares, tablets ou computadores. Para os gestores, fornece relatórios de leitura, para acompanhamento individual e das turmas.

Leia mais:

Análise de dados ganha espaço na gestão escolar

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN