Seminário discutiu causas de baixo desempenho em leitura e escrita

Debate foi focado em alunos do ensino fundamental de escolas públicas

Compartilhe
, / 855 0



No último dia 27, em Brasília, um grupo de especialistas se reuniu para debater por que o desempenho dos alunos de escolas públicas em atividades de leitura e escrita é tão baixo. A discussão foi levantada durante o
Seminário Alfabetização e Letramento em Debate

, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).




 




A principal conclusão a que se chegou foi que os problemas relacionados à leitura e à escrita ocorrem porque não há consolidação do aprendizado depois da alfabetização, nas séries iniciais do ensino fundamental. O desafio, de acordo com a consultora Elvira Souza Lima, é fazer com que a criança estabeleça a relação entre diferentes conhecimentos apreendidos, por meio de atividades pedagógicas e culturais. O problema é que os estudantes não encontram a ligação entre um conteúdo e outro ensinado.




 




Também foram discutidos os diferentes métodos de alfabetização e seu impacto no futuro escolar dos jovens. Houve um consenso entre os palestrantes de que não há uma fórmula de sucesso na área, pois cada método funciona em determinadas condições e casos diferentes, levando em conta nível social, condições de trabalhos dos professores e políticas públicas, entre outros.





 





O
Seminário Alfabetização e Letramento em Debate

será transmitido pela TV Escola em sua grade de programação.




 




 




(Fonte: MEC)



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN