Sem perder o rumo

Placas de sinalização garantem maior fluidez e organização ao trânsito de alunos e colaboradores de instituições de ensino por Juliana Duarte O que é São placas …

Compartilhe
, / 914 0

Placas de sinalização garantem maior fluidez e organização ao trânsito de alunos e colaboradores de instituições de ensino

por Juliana Duarte

Lost on Campus

O que é
São placas destinadas à indicação e ao direcionamento de setores e departamentos de uma instituição de ensino, como salas de aula, portarias, praças de alimentação, ginásios esportivos, entre outros. Também existem as sinalizações de segurança e as restritivas ou proibitivas, como os avisos relacionados ao uso do cigarro. Em instituições maiores, as placas também facilitam o escoamento do trânsito e o acesso aos prédios.

Como funciona
Devem ser instaladas em pontos estratégicos. Por isso, recomenda-se realizar um estudo geral do mapa do campus para detectar os locais mais adequados para instalação. Há empresas especializadas nesse tipo de serviço, que, além de planejarem o posicionamento de cada placa, também desenvolvem a identidade visual. Além de identificar salas e prédios, é recomendado usá-las para indicar banheiros, praça de alimentação etc. Já as placas restritivas ou proibitivas devem estar de acordo com as leis locais.

Por que utilizar
O dia a dia da instituição ficará organizado e com maior fluidez. As pessoas conseguirão circular pelo local tranquilamente, sem dúvidas em relação ao ponto a que desejam chegar. Em espaços maiores, além de indicar salas e demais ambientes, as sinalizações facilitam o trânsito, o que deixa as áreas de circulação mais seguras para os pedestres.

Tipos de serviços
Existem as placas de orientação, usadas para a localização dos ambientes, e as de segurança, que indicam saídas de emergência, alarmes e extintores. De acordo com as Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros, as últimas são obrigatórias e devem ter cores específicas – a verde é usada para símbolos de orientação e salvamento; a vermelha para proibição, emergência e identificação de alarmes e equipamentos de combate a incêndios; e a preta representa símbolos de alerta e sinais de perigo. Sobre os materiais, metal, aço, PVC e acrílico estão entre os mais comuns.

Quanto custa
O valor das placas varia de acordo com o tamanho e o material escolhido – há empresas que cobram por unidade e outras por pacotes de serviços. As de aço e acrílico são mais caras, mas também são mais resistentes que as de PVC, por exemplo. O custo será ampliado caso a empresa seja contratada para fazer o planejamento e a disposição das sinalizações, o que também depende da quantidade de indicações e das proporções da instituição de ensino.

Onde encontrar:
Ecoplaca
www.ecoplaca.com.br
Oficina de Sinalização
www.oficinadesinalizacao.com.br
Salvador Service
www.salvadorservice.com.br

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN