Segurança da informação: por que a escola deve se atentar a essa questão

Compartilhe
, / 446 1
segurança da informação

                                                                                     Foto: divulgação

Escolas lidam com informações e dados sigilosos em grande parte de sua rotina. Os dados de alunos e suas famílias, funcionários, colaboradores e fornecedores estão registrados nos arquivos do sistema e precisam ter a sua segurança e privacidade garantidas. Assim, a segurança da informação nas escolas é uma questão importante de ser planejada.

Com a tecnologia, acumular documentos em papel passou a ser uma prática ultrapassada, fazendo com que os dados sejam armazenados em sistemas de nuvem, por exemplo. Porém, com a tecnologia também surgiram os riscos de estar com as informações expostas, sob risco de serem hackeadas.

Sendo assim, é importante que o gestor escolar esteja sempre atento para as questões de segurança da informação de seus dados armazenados.

Afinal, o que é segurança da informação?

Segurança da informação é a atitude de proteger os dados coletados, nesse caso, pela escola. A administração de uma escola precisa de diversas informações importantes para exercer suas funções, como endereços de alunos e funcionários, valores de mensalidades e pagamentos, orçamentos de fornecedores, entre outros.

São documentos que precisam de sigilo e a escola deve protegê-las para que não sejam acessadas por pessoas indesejadas ou por alguém que esteja mal-intencionado. Além disso, não utilizando uma maneira correta de armazenamento, como um software de gestão, a escola está sujeita a atos acidentais, como um arquivo que é apagado ou até mesmo um problema com o hardware, no qual tudo o que está armazenado pode ser apagado.

Como a escola pode se proteger

É essencial que o gestor escolar planeje maneiras de investir na segurança da informação e restringir o acesso dessas informações apenas para si ou para poucas pessoas de sua confiança. Essa é uma maneira de evitar que ocorram prejuízos devido à perda ou roubo de arquivos.

Outra forma de garantir a segurança da informação é ao utilizar senhas complexas e alterá-las com o tempo, para que não sejam descobertas nem hackeadas. Além disso, ao controlar o uso de dispositivos externos – pen drives, celulares, HDs externos e outros –, o gestor consegue melhorar a proteção de quais dados são acessados e quais pessoas os acessam.

A escola precisa investir em uma equipe de TI para auxiliar o gestor em questões importantes, como a instalação e monitoramento do firewall e no isolamento das redes internas da escola para que essa seja uma maneira de manter os dados que necessitam de sigilo separados dos demais.

O gestor também precisa manter uma postura rigorosa em relação a quem tem acesso ao armazenamento de dados. Uma iniciativa importante a ser colocada em prática é a de conversar frequentemente com a sua equipe sobre a importância de garantir a segurança da informação na escola.

Conte com o Software de Gestão Sponte

O sistema Sponte possui as funcionalidades ideais para que você integre todas as áreas da sua escola e alcance os melhores resultados, com a segurança e a estabilidade que os seus dados merecem.

Nossos serviços de tecnologia são totalmente online e estão hospedados na infraestrutura Amazon (AWS), a mesma utilizada pelas maiores empresas do mundo, tais como Netflix; Philips; Gol Linhas Aéreas e Unilever.

Nossas soluções são constantemente atualizadas com as melhores práticas de mercado para fornecer aos nossos clientes experiências inovadoras na utilização de todos os nossos serviços.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para mais informações sobre como podemos auxiliá-lo na gestão escolar.

www.sponte.com.br

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN