Renovação

FIM DE PAPO | Edição 197 Tomar os momentos difíceis como um aprendizado é estar sempre pronto para refazer os planos e seguir em …

Compartilhe
, / 812 0

FIM DE PAPO | Edição 197

Tomar os momentos difíceis como um aprendizado é estar sempre pronto para refazer os planos e seguir em frente

por Luciene Leszczynski

© iStockphoto

Mesmo quando caímos, utilizamos o próprio chão para nos apoiar e levantar novamente. Extraído de uma escritura hindu de mais de mil anos, o ensinamento foi adotado pelo budismo para mostrar que tudo não passa do processo de evolução em que, na roda da vida, o período descendente serve a nos fortalecer para que a ascensão seja ainda mais vigorosa.

Para além da sabedoria expressa na antiga alegoria, ao transportá-la para os dias de hoje, em que uma crise econômica ronda o país, assinalada pela redução do orçamento para o investimento da União – com impacto direto no setor de ensino superior, entre outras graves consequências para o desenvolvimento de diversas áreas produtivas –, mais do que estar preparado para o momento é preciso se permitir reinventar. Para isso, lançar mão da experiência de outras companhias, tomar conhecimento do maior número de informações possível e realizar um novo planejamento estratégico são algumas das medidas a serem adotadas antes de partir para a ação propriamente dita.

Para mostrar o duro cenário enfrentado pelas instituições de ensino superior, a reportagem de capa desta edição foi ouvir especialistas e gestores educacionais em busca de sedimentar as bases para auxiliar na construção de um novo caminho. Por sua vez, dicas para a realização de um bom planejamento estratégico em tempos de crise, tema que está presente na programação das Jornadas Regionais do Semesp deste ano, complementam a matéria principal da revista.

Luciene Leszczynski, editora

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN