Professores ganham metade do que outros profissionais com formação equivalente

Educadores graduados recebem pouco mais da metade do que ganham profissionais de outras áreas também com curso superior. De acordo com levantamento feito pelo …

Compartilhe
, / 646 0

achievement-18134_1920

Educadores graduados recebem pouco mais da metade do que ganham profissionais de outras áreas também com curso superior. De acordo com levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação, o valor da remuneração docente era o equivalente a 54,5% do que ganhavam outros profissionais com ensino superior. As informações são baseadas em dados da Pnad/IBGE de 2014.

“O acompanhamento dos dados era feito, mas não dessa forma. A comparação do salário dos professores com outros profissionais de mesma categoria, por exemplo, não existia” diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Velasco sobre as novidades da pesquisa.

O professor no PNE

A valorização do professor – em parte através do aumento de salário – é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pelo governo federal há dois anos. O objetivo é que até 2020 os profissionais da educação básica tenham um salário médio similar aos profissionais de outras áreas com mesmo nível de escolaridade.

Passados dois anos da implementação do projeto, uma das metas cumpridas nesse sentido foi a criação de um fórum “com representação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos municípios e dos trabalhadores da Educação, para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do Magistério público da Educação Básica”.

Outras medidas que envolvem os docentes, como a política nacional de formação dos profissionais da educação, que deveria estar completa após dois anos de vigência do PNE, ainda estão em andamento. Essa iniciativa prevê que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior na disciplina em que dão aulas.

Leia também

Política nacional de formação dos profissionais da educação
Programa do MEC para adequar formação de professores tem inscrições prorrogadas

Levantamento do Todos pela Educação
Apenas 4,5% das escolas públicas têm infraestrutura completa

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN