Por uma vida mais saudável

Unilasalle Canoas oferece atendimento personalizado a jovens com problemas alimentares por Juliana Duarte Há dois anos, o Centro Universitário La Salle Canoas (Unilasalle) ajuda …

Compartilhe
, / 776 0

Unilasalle Canoas oferece atendimento personalizado a jovens com problemas alimentares

por Juliana Duarte

187_46

Há dois anos, o Centro Universitário La Salle Canoas (Unilasalle) ajuda crianças e adolescentes a lidarem com a obesidade. Batizada de Saúde da Criança, a iniciativa faz parte do projeto Clínicas Integradas, que oferece atendimento gratuito à população. “Nosso objetivo é disponibilizar informações aos pacientes e a seus familiares para garantir uma alimentação mais saudável. Mostramos que é preciso mudar alguns hábitos e incluir atividades físicas na rotina”, afirma Fernanda Miraglia, professora e coordenadora do curso de nutrição.

Uma equipe interdisciplinar, composta por alunos de nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e psicopedagogia, participa de todas as atividades, trabalhando sob a supervisão de docentes. Os universitários realizam todas as etapas do atendimento: acolhem os pacientes, fazem avaliações, ministram palestras sobre educação em saúde, acompanham as famílias e sugerem exercícios físicos. Voluntária, a participação é registrada como uma atividade complementar.

Os pacientes são avaliados no laboratório do campus da instituição, que funciona uma vez por semana, das 17h às 19h. A infraestrutura conta com salas de atendimento individualizado, palestras multimídia, atividade esportiva e avaliação fisioterápica.

Além da avaliação e do acompanhamento, crianças e adolescentes fazem atividades de psicopedagogia e, quando necessário, têm apoio da equipe de enfermagem. Outras atividades frequentes são as oficinas de culinária. “Apresentamos alternativas saudáveis e de baixo custo. Também temos parceria com um laboratório de análises clínicas que disponibiliza gratuitamente exames de sangue”, ressalta Júlio Walz, professor de psicologia.

Como os pais têm papel decisivo no tratamento, o Unilasalle oferece atendimento psicológico aos familiares. Cada grupo é acompanhado por, no mínimo, seis meses, período suficiente para que a mensagem da reeducação alimentar seja transmitida e reinventada por cada participante.

Para ter acesso ao programa, o paciente deve ter de 7 a 12 anos. Os interessados devem agendar uma entrevista pelo telefone (51) 3476-8429 ou na administração do prédio 16 do Unilasalle Canoas.

Desde 2012, 20 famílias já foram atendidas. “É um trabalho complexo, principalmente por se tratar de uma doença na qual a resistência ao tratamento é muito grande”, afirma Walz. A intenção é ampliar a oferta de atendimentos nos próximos anos.

__________________________________________________________________________________________________________________

Raio X

Saúde da Criança

Ano de criação do projeto: 2012
Quantas pessoas participam do projeto: 5 professores e 13 alunos
Cursos envolvidos: 5
Famílias atendidas: 20
Idade dos pacientes: 7 a 12

__________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN