Pinacoteca expõe obras de Ana Maria Tavares

Após 35 anos, artista volta ao palco de sua primeira exposição

Compartilhe
, / 538 0
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016: olhar sobre espacialidade é uma das marcas de Ana Tavares | © Modelação digital do projeto para intervenção (vista parcial)

Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016: olhar sobre espacialidade é uma das marcas de Ana Tavares | © Modelação digital do projeto para intervenção (vista parcial)

 

Os artistas que começaram a ganhar projeção nos anos 1980 voltam ao foco da Pinacoteca do Estado de São Paulo, com a exposição “No mesmo lugar: uma antologia de Ana Maria Tavares”, que traz 160 trabalhos da escultora mineira. A mostra ocupa sete salas do primeiro andar da sede da Luz, além de outros espaços no mesmo prédio.

Precedida por outros nomes da mesma geração de artistas, como Leda Catunda, Jac Leirner e Nuno Ramos, Ana Tavares volta ao local de sua primeira exposição, realizada em 1982.

A reunião de trabalhos faz uma retrospectiva de conceitos trabalhados pela artista em 3 décadas e meia, como espacialidade e superfície, ornamento e funcionalidade, indústria e artesanato, palavra e imagem.

Ana Tavares teve forte influência dos artistas experimentais Julio Plaza e Regina Silveira, de quem foi aluna nos anos 80. Depois disso, viveu uma temporada americana, que acentuou uma matriz mais marcada pela leitura de um universo industrial em suas esculturas e instalações.

Segundo a curadora Fernanda Pitta, “a mostra versa sobre a forma como o trabalho da Ana Maria se instala, aqui e agora, no espaço da Pinacoteca. Rearticula o lugar e a história do museu e da obra, em um movimento retrospectivo que é de reelaboração e reinvenção de ambas as trajetórias”.

 

No mesmo lugar: uma antologia de Ana Maria Tavares
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2
Quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudante).
Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Visitas Educativas para Pinacoteca e Memorial – Agendamento de grupos: (11) 3324.0943/44

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN