Percentual de jovens negros no ensino médio dobra em 13 anos

Em 2014, 51% dos brasileiros de 15 a 17 anos que se autodeclaram negros estavam na etapa de ensino

Compartilhe
, / 285 0

Mais da metade (51%) dos brasileiros de 15 a 17 anos que se autodeclaram pretos ou pardos estavam cursando o ensino médio em 2014. O número é mais que o dobro deste percentual em 2001, que era de 25%. Estes resultados fazem parte de levantamento feito pelo Instituto Unibanco com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ele também descobriu que, no mesmo período, a porcentagem de jovens brancos no ensino médio cresceu 14 pontos percentuais, chegando a 65%.

Os resultados foram divulgados no Boletim Aprendizagem em Foco, do Instituto Unibanco, que teve uma edição sobre desigualdade racial. O documento ainda constatou que, apesar dos avanços, 57% dos negros que estão fora da escola não completaram o ensino fundamental. Entre os brancos, este percentual ficou em 43%.

Outro dado relevante é que, no total da população negra de 15 a 17 anos sem estudar, apenas 15% completaram o Ensino Médio, sendo que na população branca esse percentual é de 28%. O boletim também trouxe à luz pesquisas que comprovam o efeito no preconceito e discriminação racial na aprendizagem.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN