Pelo direito dos índios

Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) disponibiliza site para discutir questões dos povos indígenas paulistas

Compartilhe
, / 828 0

A Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) disponibiliza um endereço na internet que resgata a idéia de como vivem os povos indígenas em São Paulo:
www.cpisp.org.br/indios

. Segundo a Comissão, os povos indígenas no Estado de São Paulo enfrentam uma situação singular, já que estão longe da Amazônia – por tal motivo, diz a CPI, eles são discriminados e taxados de não serem “índios de verdade”.

 

Segundo o Censo de 2000 do IBGE, o Estado de São Paulo possui a terceira maior população indígena do Brasil: 63.789 indivíduos. Cerca de 3.800 integrantes dos povos Guarani, Kaingang, Terena e Krenak residem em terras indígenas localizadas em diversas regiões do estado, principalmente na faixa litorânea. Mas a maior parte da população indígena no Estado de São Paulo é proveniente do Nordeste do País e vive nas periferias da capital e de cidades vizinhas.
Apenas três dos 31 territórios indígenas em São Paulo estão demarcados e livres de invasores. A maioria deles (17), ainda aguarda pela realização da primeira etapa do processo de demarcação, que consiste na identificação e na delimitação da área indígena.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN