Paulo Renato Souza

consultor e ex-ministro da Educação

Compartilhe
, / 1085 0



Qual o diagnóstico que o você faz da educação básica no Brasil? Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?


A educação básica em nosso país experimentou nos últimos dez anos um avanço sem paralelo em nossa história, considerando o curto espaço de tempo decorrido. Universalizamos o acesso ao ensino fundamental, expandimos fortemente o ensino médio e também a educação infantil. Todos os indicadores de qualidade também mostram avanços importantes nesse período. Entretanto, estamos ainda longe de onde já deveríamos estar. Temos de universalizar o acesso ao ensino médio e à pré-escola e melhorar a qualidade geral do sistema. Nossos alunos mostram importantes deficiências em suas competências e habilidades comparadas com o que ocorre nos países mais avançados. A qualidade na educação básica depende muito de três fatores: (1) da qualidade, motivação e incentivos aos professores; (2) de uma gestão escolar eficiente; e (3) de um efetivo envolvimento dos pais nas escolas públicas.




Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento e a qualidade da educação em nosso país?


O maior desafio da educação básica brasileira é colocar o aluno no centro do processo educativo. A educação é um processo complexo que envolve muitos atores, mas o aluno deve ser o protagonista e seu fim último. Eu destacaria três problemas a serem enfrentados nessa direção: (1) como aumentar os recursos para a educação básica em nosso país; (2) como elevar a qualificação e a motivação dos professores para que seus alunos tenham melhor desempenho escolar; e (3) como reorganizar a escola para que ela esteja voltada para o sucesso do aluno. Isso tudo significa rever velhos paradigmas da educação brasileira tais como a organização das carreiras docentes, a remuneração dos professores, a formação dos gestores para que os critérios de eficiência e eficácia sejam introduzidos nos processos de gestão.



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN