Particularidades

O que é preciso ter em mente ao se optar pela formação a distância

Compartilhe
, / 1313 0






Perfil adequado para EAD envolve autonomia para realizar pesquisas e leituras individuais

Independentemente da formação desejada pelo candidato a um curso de Educação a Distância, alguns pontos devem ser considerados para evitar que a experiência se converta em frustração, arrependimento e desperdício de dinheiro. Tudo isso pode ocorrer caso o aluno descubra que não tem o perfil adequado para a aprendizagem pela modalidade, que tem especificidades em relação ao ensino presencial.

Construído a partir da observação das características dos alunos que conseguem obter sucesso, esse perfil inclui capacidade de organização, dedicação, interesse em se aprofundar nos assuntos propostos, autonomia para realizar pesquisas e leituras individuais relativas aos temas trabalhados e boa formação de base.

É importante, também, que o estudante tenha conexão de banda larga no local escolhido para acompanhar o curso. Apesar de ser possível estudar a qualquer hora, há horários predeterminados de aulas. Nesses momentos acontecem as discussões coletivas entre alunos, professores e tutores acerca dos conteúdos.

Elo dos estudos
O tutor é um educador que faz a interação entre os conteúdos, o professor e as práticas das disciplinas. Ele tem contato regular com o aluno por fóruns, chats, e-mail ou telefone.
O material didático a ser encaminhado aos alunos é de responsabilidade das instituições. As mídias podem ser diversas: CD, DVD, arquivos digitais ou impressos. Pela legislação brasileira, os cursos devem mesclar aulas a distância com outras presenciais (em menor proporção). Por isso, as instituições são obrigadas a ter polos de apoio presencial. Devem oferecer laboratórios de informática, bibliotecas, salas de aula convencionais, entre outros. Vale lembrar: a entrega do trabalho final de conclusão de curso é presencial.

No portal.mec.gov.br estão credenciadas as instituições no país aptas a ministrar cursos em EAD. É importante que o interessado se informe sobre a emissão do diploma de conclusão. Quem o emitirá é a instituição que foi estabelecida como instância responsável pelo curso no contrato assinado com o aluno.

É importante ter em mente que cada instituição tem modelo próprio de oferta dos cursos. Os pré-requisitos para ingresso também são definidos de acordo com cada instituição. Por isso, os candidatos devem certificar-se sobre o objetivo do curso, a carga horária, o conteúdo das disciplinas, o material para consulta, as sugestões de leituras e bibliografia. Cursos em EAD devem ter duração definida, como no ensino presencial. Podem aceitar transferência e aproveitar disciplinas realizadas em cursos presenciais, assim como os presenciais podem aproveitar conteúdos estudados a distância.

Além do Ministério da Educação (MEC), há no país entidades e instituições aptas a tirar dúvidas. Uma delas é a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), www.abed.org.br

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN