Palmiro Mennucci

presidente do Centro do Professorado Paulista

Compartilhe
, / 1098 0




Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil. Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?




Em primeiro lugar, é preciso salientar que falar de educação no Brasil é difícil, uma vez que, apesar dos avanços, ainda somos um país desigual, com elevado índice de pobreza, o que ocasiona falta de acesso de oportunidades à população e isso se reflete nas questões educacionais de diferentes maneiras nos diferentes Estados e municípios. A promoção de educação básica de qualidade para todos é necessária, pois suprime a desigualdade social.
   





Acredito que a educação básica no Brasil avançou quanto à sua meta de estender a todos, ou pelo menos à maioria da população, o ensino fundamental. Contudo, temos muitas questões a serem resolvidas: o atendimento no ensino médio a todos os alunos oriundos do ensino fundamental; a alfabetização de adultos, ainda longe de ter atingido um patamar satisfatório; a extensão da educação infantil para todas as crianças; a alfabetização digital do professor e do aluno, garantia da inclusão do Brasil no mundo desenvolvido; a valorização dos profissionais da educação, imprescindível para o bom exercício da profissão.
      





 





Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento da educação em nosso país?





Urge que medidas sejam tomadas, no Brasil, para que a educação se universalize. De certa forma a resolução dos problemas apontados acima contribuiriam para desenvolver a educação no Brasil. Nesse sentido, o desafio que se coloca é, de um lado, para o Estado, que precisa desenvolver políticas públicas que privilegiem a educação, garantindo mais investimentos nesse setor, sem deixar de lado os programas sociais e a construção de espaços, cada vez mais democráticos, em todos os sistemas de ensino e na escola. Na outra face do desafio, está a sociedade que precisa se comprometer e lutar para a implementação dessas políticas. Ou seja, governo e sociedade lutando por um mesmo objetivo: a educação democrática, de boa qualidade, para todos, em todo o território nacional.



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN