Novos papéis

Relação docente-aluno ganha nova configuração nas redes sociais; professores temem exposição

Compartilhe
, / 1078 0

Como gestora da comunidade virtual Minha Terra, que reúne cerca de 9 mil professores e alunos, a pesquisadora Sonia Bertocchi considera que "o receio de exposição pessoal diante dos alunos e dos parceiros" é um dado importante do comportamento de professores nas redes sociais. Na Minha Terra, os participantes postam em blogs, fóruns e galerias de imagens e de textos, produzem programas de rádio, interagem no Twitter e no YouTube, sem moderação prévia em nenhuma das atividades.

"Eles ainda têm dificuldades em lidar com essa exposição que é potencializada quando se opta por redes sociais", afirma. Um exemplo apresentado por ela [Texto 1] é o de uma professora que escreveu um post para contar que havia conseguido finalmente criar o seu perfil no Twitter, expondo as dificuldades que havia enfrentado, inclusive para compreender as instruções em inglês, mesmo com a ajuda de colegas. "Com um pouquinho de inteligência e muita paciência, fomos até o fim. (…) Parabéns para todos que conseguiram vencer esse desafio."

De acordo com Sonia, "a preocupação com a segurança e o comportamento do aluno também é outro fator importante na tomada de decisão do professor em usar ou não uma rede social". Outro dado importante seria a "preocupação em estar defasado em relação ao aluno no que se refere à familiaridade com a tecnologia". Para exemplificar, ela recorre a um post [Texto 2] escrito por um aluno, com orientações para usar o Twitter e alguns de seus aplicativos. "Também estou aprendendo a usar, mas está difícil", admite ele, explicando que "o site coloca mais aplicativos todos os dias".

"Na fala desse aluno, vemos que ele se coloca no papel do professor, adiantando e ampliando as orientações já dadas sobre a ferramenta", analisa Sonia. "Mesmo tendo provavelmente copiado as Informações de outro site na internet, o fato de colocá-las no blog da comunidade, no momento em que o desafio para todos era criar contas no Twitter, é de grande pertinência e demonstra que ele já entendeu o tal ‘compartilhamento’ que caracteriza a Web 2.0." A pesquisadora observa que o aluno em questão "vai além" em ao menos outros três pontos.

Primeiro, "coloca-se humildemente como aprendiz e fala de suas dificuldades". Em segundo lugar, "faz uma análise do comportamento da web quando fala da velocidade com que as ferramentas são atualizadas". E, por fim, torna disponível seu login, "abrindo-se assim para novas amizades e trocas". "Penso que a interação que se promove quando se desenvolve um projeto utilizando redes sociais revela aspectos importantes sobre como se comportam, sobre o que pensam e sentem os alunos", diz Sonia. "Em sala de aula, pela sua própria dinâmica, tempos e espaços, muito não é dito, expresso ou sentido. Muito se perde."

Para demonstrar como fica evidente que as novas gerações são "intuitivas diante de uma nova interface" e que os professores "assumem a responsabilidade de envolver os demais no mesmo processo", ela mostra exemplos de alunos [Texto 3] [Texto 4] e professores [Texto 5] que contam, animados, sobre suas experiências nas redes sociais. "Professores que abraçam projetos optando por desenvolver atividades usando ferramentas de rede social optam também por dar mais espaço para que seus alunos se expressem e ampliem o alcance de suas vozes."          

(Sérgio Rizzo)

[Texto 1]

Tudo bem com vocês? Passando para dar uma ótima notícia: consegui criar o Twitter!!! Com um pouquinho de inteligência e muita paciência… fomos até o fim. Difícil por causa do inglês. Quase ninguém conseguia ler, fomos aos poucos. Nem a profª ….., olha que o inglês dela é… "ótimo" (super ruim)… Mas ela sabe que eu amo ela… Mil bjs… e parabéns para todos que conseguiram vencer esse desafio…

[Texto 2]

Turbine o seu Twitter! Aposto que muita gente aqui tem Twitter e ainda não sabe bem como ele funciona né? Então vou colocar aqui alguns aplicativos que ampliam seus horizontes no micro-blog.

O limite de 140 caracteres no Twitter já é passado. Com o Twitzer, você consegue publicar mensagens bem maiores. Já o TwInbox transporta o Twitter para dentro do seu Outlook e assim, ninguém mais vai te encher a paciência por twittar no trabalho. E com o Hoot Suite, você consegue agendar o envio de seus twitts para quando quiser. Experimente! Links: TwitzerTwInboxHootSuite

Quem quiser me seguir, o meu é twitter.com/…..

Também estou aprendendo a usar o twitter, mas está difícil. O site coloca mais aplicativos todos os dias. Por exemplo, semana que vem o Twitter vai passar por mudanças, só não sei quais são ainda.

[Texto 3]

Olá!! Primeiramente quero lhes falar sobre o Twitter. Eu achei muito legal essa ideia de todos nós formarmos um cadastro no Twitter, para podermos nos comunicar com nossos amigos e outras pessoas que participam do Twitter e do projeto. Eu me cadastrei vendo o vídeo que vocês deixaram para nós podermos nos cadastrar, foi muito legal porque eu descobri sozinha como se manda convite para os nossos amigos. (.) Muito Obrigada ! Bejinssss

[Texto 4]

Olá pessoal, eu adorei o desfio do Twitter, as horas passam tão rápido quando nós estamos nos divertindo, não é? Eu já estou ansiosa para o próximo desafio. Um beijo e tchau.

[Texto 5]

Olá pessoal! Vocês participaram do desafio do Twitter Encontro Marcado 2? Foi muito legal, nós tivemos que cumprir no desafio tarefas como informar onde moramos, o nome da escola, o tema, a pauta escolhida etc. Foi muito legal.

Para quem não participou, nós teremos outros horários para o desafio. Teremos o desafio das 13:00 às 14:00, das 17:00 às 18:00.

Eu recomendo que vocês participem, pois é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas do mesmo tema e pauta que você. Participem, é muito bom!!!!

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN