Museu promove atividades educativas na rua

Oficinas são realizadas na calçada em frente ao Museu da Casa Brasileira

Compartilhe
, / 432 0
Divulgação

Divulgação

Para atrair o público, o Museu da Casa Brasileira (MCB) vem realizando atividades na calçada em frente ao prédio principal. Todas as propostas buscam relacionar os passantes ao tema principal do museu: a casa.

Desde maio deste ano, o museu promove o “Desenho sua casa”. A artista Helena Kuasne senta-se em uma mesa em frente ao museu e convida os pedestres a descreverem sua casa através de memórias afetivas.

Com base nos relatos, a artista faz um desenho da moradia descrita e o oferece ao participante. Uma cópia do trabalho é mantida do museu, para arquivo e documentação do projeto. Para quem quiser participar, a atividade acontecerá novamente nas próximas quintas-feiras (22 e 29) às 10h30 da manhã.

Iniciada em agosto, “A casa estampada” é outra atividade realizada pela mesma artista. Schoenacker fornece aos passantes noções básicas de serigrafia. Às 10h30 da terça-feira, dia 27, será realizada a última oficina desse tipo do mês de setembro. As imagens impressas se tornam objetos do acervo do MCB, e são estampadas em panos de prato.

A mais recente ação proposta pelo museu é a “Objetos Circulantes”. Utensílios de uso cotidiano selecionados são emprestados ao público interessado. Depois de duas semanas, o participante deve devolver o objeto, e fornecer uma ou mais imagens que representem a situação de uso deste item dentro de sua casa. A intenção é mapear os percursos e as possibilidades de uso de um mesmo objeto em diferentes contextos e verificar, por registros fotográficos, o sentido que lhe é atribuído dentro de cada uma das casas. As próximas trocas acontecem em 23 e 30 de setembro, também às 10h.

Confira a programação completa e outras atividades educativas do museu aqui.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN