Mozart Neves Ramos

secretário de Educação de Pernambuco

Compartilhe
, / 970 0



Acredito que temos que separar a qualidade da massificação do ensino público nos últimos anos. O Fundef foi um dos mais importantes órgãos de educação no país, permitiu que um grande número de jovens entrasse na escola. O grande desafio é levar a universalização do ensino médio e reduzir o analfabetismo básico, ao mesmo tempo em que temos que melhorar o ensino fundamental. O desafio é atingir qualidade com alfabetização e leitura.



Em Pernambuco, como diz o Ariano Suassuna, temos que criar a paixão pela pelitura nas leituras. Alfabetização, leitura e qualidade da 1
a

à 4
a

série. Melhoria da gestão do ensino nas primeiras quatro séries. Ainda não existe avaliação externa. Estamos elaborando um contrato de gestão nas escolas. Isso é fundamental para que o diretor, baseado em metas, possa ser avaliado de forma justa, com direitos e deveres. Eu acredito que a autonomia da escola é fundamental e temos que fortalecer isso. A secretaria tem que supervisionar.




Houve uma mudança de sintonia do governo dos primeiros anos para agora. Houve uma melhoria com o Fundeb no ensino médio. O financiamento da educação é o grande desafio. Mas o governo tem que finalizar de forma importante essa relação de qualidade de ensino entre Estado e município. Esse passo será decisivo para a melhoria da educação no país nos próximos anos.



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN