Mostra “Invento”, na Oca do Ibirapuera, traz um museu de ciências feito por artistas

Raven’s Variable Matrix, de Panamarenko (acima, à esquerda); O bem e o mal entendido, de Jarbas Lopes (abaixo, à esquerda); e Gift, de Man …

Compartilhe
, / 1050 0
Divulgação
Raven’s Variable Matrix, de Panamarenko (acima, à esquerda); O bem e o mal entendido, de Jarbas Lopes (abaixo, à esquerda); e Gift, de Man Ray, à direita

Um museu de ciências feito por artistas – essa é a definição da mostra Invento – As revoluções que nos inventaram, em cartaz até 4 de outubro na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A exposição traz obras de artistas contemporâneos interpretando grandes invenções, como o avião, a televisão e o celular.

Os curadores Marcello Dantas e Agnaldo Farias selecionaram aproximadamente 35 obras de cerca de 30 artistas. São nomes como Andy Warhol, Bill Viola, Christian Bolstanki, Damián Ortega e Julius von Bismarck. “Ao incorporar as invenções em suas obras, os artistas em geral pensam em desfuncionalizá-las, afastá-las de sua função original para lhes oferecer uma reencarnação de seu sentido social”, afirma Marcello Dantas.

Entre os trabalhos icônicos exibidos em Invento está Gift, de Man Ray, um ferro de passar com uma linha de pregos afiados que reflete sobre as formas de aprisionamento de seu tempo. Outras obras foram criadas especialmente para a exposição, como a instalação sonora Experiment in F#Minor, de Janet Cardiff e George Bures Miller.

Invento – As revoluções que nos inventaram 

Oca – São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera – Portão 3

De terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada franca

Até 4 de outubro de 2015

Informações:
www.parqueibirapuera.org

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN