Mondrian é destaque de exposição do CCBB/RJ

Compartilhe
, / 213 0
Piet Mondrian,   Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul (1921) | © Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda

Piet Mondrian, Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul (1921) | © Gemeentemuseum, Den Haag, Holanda

Um dos principais nomes do movimento neoplasticista, o holandês Piet Mondrian (1872-1944) é o destaque da exposição que estará até 9 de janeiro de 2017 no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, depois de temporada no CCBB de Belo Horizonte.

Mondrian e o Movimento Stijl possibilita ver o caminho do artista até chegar a suas famosas obras abstratas geométricas, em que se destaca o trabalho com formas retangulares e o uso de cores primárias, acrescidas de preto, branco e cinza. Mondrian e seus companheiros de movimento buscavam uma plasticidade pura, sem referências figurativas e que exprimisse um ideal de harmonia universal.

Na exposição, estão presentes obras anteriores à chegada a essas referências. Mas, mesmo na fase figurativa, já se veem elementos que estarão presentes depois na maturidade, como as cores primárias e formas geometrizadas.
Constam ainda da exposição obras de outros artistas ligados à revista Stijl (O estilo) e peças de mobiliário inspiradas pelos conceitos do movimento.

Piet Mondrian,  pintura nº 4, Composição nº VIII (1913) | © Gemeentemuseum Den Haag, Holanda

Piet Mondrian, pintura nº 4, Composição nº VIII (1913) | © Gemeentemuseum Den Haag, Holanda

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN