Modo de usar notebooks em sala de aula influencia aprendizagem dos alunos

Pesquisa da Universidade de Michigan avaliou efeitos de diferentes usos desta ferramenta

Compartilhe
, / 1225 0

Um estudo da Universidade de Michigan avaliou o uso de notebooks na sala de aula e concluiu que o desempenho dos estudantes varia conforme o modo como os professores lidam com os computadores. A pesquisa “Use of laptops in the classroom: research and best practices” avaliou o comportamento de 595 alunos de 16 cursos diferentes de graduação.

Em metade das turmas, o laptop era um material essencial à realização das atividades. Já no restante, os professores apenas autorizaram esse uso. A diferença de abordagem causou resultados divergentes entre os dois grupos. Por causa desta diferença de abordagem, os resultados obtidos entre os dois grupos foram bem diferentes.

Três quartos de todos os alunos de ambos os grupos assumiram se distrair com o computador e 35% deles afirmaram ter passado mais de dez minutos em atividades pessoais. Porém, entre as turmas que precisavam do notebook para as atividades, 60% dos alunos declararam se envolver e aprender mais a partir deste método de ensino. Nas turmas em que o uso era apenas autorizado, essa porcentagem ficou em 39%.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN