Ministro aprova novas diretrizes para cursos de pedagogia

Entre mudanças ocorridas está o aumento da carga horária

Compartilhe
, / 1071 0



O ministro da educação, Fernando Haddad, assinou nesta terça-feira, 4 de abril, o projeto de resolução que institui as novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia (licenciatura).



 




A partir de agora, o curso concentrará a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, com 3.200 horas de trabalho acadêmico. As 2.800 horas, que antigamente eram a duração de toda a graduação, serão destinadas apenas para aulas, seminários, pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas e participação de grupos de estudos.




 




Além disso, os estudantes deverão passar 300 horas em um estágio supervisionado prioritariamente em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e 100 horas de atividades de aprofundamento em áreas específicas como iniciação científica, extensão e monitoria.




 




As instituições de ensino superior devem extinguir as habilitações atuais a partir do período letivo seguinte à publicação desta resolução, e o projeto pedagógico deve ser protocolado nos sistemas de ensino dentro de um ano. A partir de 2006, todos os alunos que ingressarem em cursos de graduação de pedagogia já serão formados pela nova estrutura.




 




As novas diretrizes poderão ser encontradas em breve no site do MEC (



www.mec.gov.br



), na Secretaria de Ensino Superior.




 




 




(Fonte: MEC)


Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN