Menos de 5% dos brasileiros filhos de pais que nunca foram à escola concluem ensino superior

Dados divulgados em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que escolaridade dos pais é decisiva para garantir diploma dos filhos

Compartilhe
, / 1915 0
Menos de 5% dos brasileiros filhos de pais que nunca foram à escola concluem ensino superior

Crédito: Shutterstock

Dados divulgados em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a escolaridade dos pais é decisiva para garantir o diploma dos filhos: 69% dos filhos cujos pais terminaram o ensino superior seguiram o mesmo caminho. Na outra ponta, entre pais que nunca foram à escola, a chance de um brasileiro alcançar um diploma universitário é de apenas 4,6%.

O levantamento verificou que 73,9% dos filhos possuíam um nível educacional diferente do paterno. Desse total, 68,9% tinham nível superior ao dos pais e apenas 5% inferior.

A pesquisa distingue a influência dos níveis de instrução de pais e mães. No que diz respeito ao nível educacional materno, 39,8% dos filhos de mães sem instrução conseguiram terminar o ensino superior. Quando se consideram mães com ensino superior completo, esse percentual sobe para 96,6%.
A estatística faz parte da “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira”, que levou em consideração filhos entre 25 e 65 anos de idade e tem como base dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN