MEC oferece curso para prevenir o uso de drogas entre alunos

Aulas a distância são voltadas para profissionais da rede pública

Compartilhe
, / 1014 0



O Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), promove o curso de
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

, com o objetivo de capacitar cinco mil profissionais de ensino, como professores, técnicos e diretores de escolas, para prevenir o uso de drogas entre os alunos.




 




Uma pesquisa feita pela Senad e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas com 48 mil alunos da rede pública revela que as drogas preferidas pelos estudantes, depois do álcool, são cigarros, solventes, energéticos, ansiolíticos, anfetaminas e maconha.




 




De acordo com o mesmo estudo, mais de 50% dos jovens que já usaram ou usam drogas estão atrasados na escola pelo menos um ano em relação à série considerada ideal. O índice cai para 33% entre os estudantes que não consomem drogas.




 




“É importante fazer uma reflexão sobre o tema, para subsidiar a prática pedagógica do professor. Isso o auxilia a lidar com os alunos, pois muitas vezes são vitimas e não sabem a quem recorrer”, explica Ângela Martins, coordenadora de Capacitação e Formação de Programas em Educação da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).




 




Os educadores participantes do curso devem lecionar na rede pública, da quinta à oitava série do ensino fundamental, e serão indicados pelas secretarias de educação. As aulas serão realizas a distância, por meio da TV Escola e com o apoio de material impresso.




 




Como finalização do curso, os professores devem criar um programa de prevenção para ser desenvolvido na escola. O MEC prevê formar mais 20 mil profissionais a partir do segundo semestre de 2006.




 




 





(Fonte: MEC)


Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN