MEC cria avaliação para incentivar retorno à escola

O Encceja acontece nos dias 24 e 25/09 em todo o país

Compartilhe
, / 986 0



O ministério da Educação (MEC) lançou o
Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos

(Encceja), para dar oportunidade de regresso à escola aos 16 milhões de jovens entre 16 e 24 anos que abandonaram o ensino (dados do IBGE).





 





A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação, e elaboração de propostas. O exame acontece nos dias
24 e 25 de setembro


, e

poderá ser utilizado pelas secretarias estaduais e municipais de educação e do Distrito Federal como instrumento de certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio, bem como avaliação dos programas da educação de jovens e adultos.





 





Secretarias de educação interessadas têm até o
dia 13 de maio

para aderirem ao exame e contatar a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC).





 





O Inep elaborará quatro provas para o ensino fundamental e quatro para o médio, uma para cada área do conhecimento, de acordo com a legislação em vigor. As avaliações foram organizadas a partir de competências e habilidades vinculadas às disciplinas e áreas do conhecimento que estruturam a educação básica no Brasil.





 




Mais informações pelos e-mail



encceja@inep.gov.br




ou pelo portal do



Inep



.



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN