Matemática do futuro

Autor utiliza recursos modernos para resolver os maiores problemas de todos os tempos

Compartilhe
, / 2859 0
© iStockphoto

Ian Stewart acaba de nos brindar com um novo livro, o excelente Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos, publicado pela editora Zahar. O livro apresenta 14 problemas famosos que têm desafiado a comunidade matemática há algumas décadas ou séculos. É o caso, por exemplo, da Hipótese de Riemann, que vem nos intrigando há cerca de 150 anos.

O premiado autor descreve a origem e a importância de cada problema, procurando contextualizá-los ao longo de mais de dois mil anos de desenvolvimento da matemática. Mesmo envolvendo conceitos e definições difíceis, Stewart consegue descrever os problemas numa linguagem simples e direta, que será bem entendida pelo leitor comum, não apenas por estudantes, pesquisadores ou professores das ciências exatas.

O enunciado da Conjectura de Goldbach, por exemplo, tratada em um dos capítulos, é comoventemente simples: “todo número par maior do que 2 é a soma de dois números primos”. Tal conjectura, apresentada por Christian Goldbach em carta ao renomado matemático Leonhard Euler, pode ser facilmente verificada para números pequenos (8 = 5 + 3; 12 = 7 + 5; 18 = 11 + 7) ou até mesmo para números com milhares de dígitos, com o auxílio de técnicas computacionais. No entanto, transcorridos cerca de 250 anos desde a carta de Goldbach, nunca se provou que sua afirmação é verdadeira de fato para todo número par maior do que 2.

Divulgação
Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos, Ian Stewart (Editora Zahar, 392 págs. R$ 49,90)

Ian Stewart é professor de matemática da Warwick University, na Inglaterra.  Além de pesquisador fecundo, tem sido um dos mais importantes divulgadores e desmistificadores da matemática, seja através de seus artigos nas revistas Nature e New Scientist, na coluna mensal da Scientific American que publicou durante dez anos, ou através de seus livros com enfoque na matemática recreativa ou lúdica. Entre suas publicações, podemos destacar: Almanaque das curiosidades matemáticas; Mania de matemática (vols. 1 e 2); 17 equações que mudaram o mundo; Os números da natureza; Será que Deus joga dados?, entre outros.

Alguns dos problemas tratados em Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos já foram resolvidos. Quanto àqueles que ainda precisam ser elucidados, Stewart enfatiza como os matemáticos da atualidade os têm abordado valendo-se de recursos modernos. Dessa forma, Stewart não apenas explica o passado como aponta caminhos para a matemática do futuro.

No capítulo final, há 12 outros problemas que, com o passar do tempo, poderão também acabar se revelando como problemas do mais alto quilate, dependendo da matemática e dos métodos que serão desenvolvidos na busca por suas soluções.

O maior mérito de Ian Stewart em seu novo livro é ter conseguido, em mais uma importante obra de popularização científica, mostrar uma matemática atraente, emocionante, misteriosa e cativante. Altamente recomendável.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN