Márcia Teixeira

gerente do programa educacional da Microsoft

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Na sua opinião, quais são os aspectos positivos e negativos dos investimentos em responsabilidade social feitos no Brasil?


Um dos principais aspectos positivos sobre os investimentos em responsabilidade social no

Brasil está na conexão de empresas, governos, organizações não-governamentais e a comunidade, em que todos os agentes tenham por objetivo o desenvolvimento social e humano. Ainda que em sua fase inicial, essa integração já apresenta resultados que demonstram avanços.

Especificamente no campo da inclusão digital, à medida que as organizações e instituições continuam a investir para vencer o fosso digital, observamos que as TICs (tecnologias da informação e da comunicação) contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem e promovem o desenvolvimento humano, fatores críticos para o desenvolvimento econômico, político e social.

Apesar de todos os investimentos já existentes nas áreas sociais de governos, entidades e empresas, há um risco de que os investimentos não venham a dar resultados positivos pela falta de um alinhamento ou mesmo duplicação de esforços que dispersam investimentos, confundindo as comunidades com projetos isolados, dissociados de políticas públicas de longo prazo.




Qual o retorno que a Microsoft tem em seus projetos voltados à educação?


A Microsoft investe em educação no Brasil há vários anos, sempre com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem por meio da tecnologia. Desde 2003, a iniciativa Parceiros na Aprendizagem reforça o compromisso da empresa com o país e tem ajudado a elevar a qualificação de professores e alunos nos Estados de Goiás, Paraíba, Pernambuco e São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social desses Estados e do Brasil.

Temos observado resultados extremamente positivos nas escolas públicas onde os projetos de capacitação são desenvolvidos. Saímos de situações em que os laboratórios ficavam fechados por desconhecimento dos gestores sobre como integrar alunos e professores para o uso dos recursos e passamos para uma nova prática escolar, na qual professores desenvolvem projetos com uso de computadores juntamente com alunos que mudaram sua vida e atuam dentro da escola como agentes de aprendizagem ativa, colaborando para que outros alunos também possam aprender.

Nossos programas de capacitação entendem a escola como agente de transformação social, e o uso da tecnologia nos projetos desenvolvidos leva em conta a melhoria da aprendizagem e da educação. Outros estão em


www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro


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