Mais segurança em instituições de ensino sem comprometer a acessibilidade

*Por Rogério Coradini, Diretor Comercial da HID Global no Brasil   Como garantir a segurança para estudantes, professores, funcionários e visitantes e ainda assim …

Compartilhe
, / 4832 0

*Por Rogério Coradini, Diretor Comercial da HID Global no Brasil

hid-pacs-edu-hero-male-female-ext-close

 

Como garantir a segurança para estudantes, professores, funcionários e visitantes e ainda assim permitir que se movimentem livremente pelas dependências da escola? Como reforçar a segurança física sem sacrificar o fácil acesso às instalações, recursos e serviços? Estas são perguntas que as instituições de ensino rotineiramente se fazem sobre a questão da segurança.

À medida que cresce o uso de cartões de identidade fraudulentos, inclusive nos estabelecimentos de ensino, aumentando consequentemente o risco de violência, há uma necessidade indiscutível de melhorar a segurança sem impactar a experiência do usuário. Mas, por onde começar?

Se por um lado a segurança é uma prioridade extremamente alta, por outro também é importante para alunos e professores sentirem-se confortáveis e bem-vindos em sua escola. Esse espírito de “liberdade” não pode ser sufocado, certo?

A boa notícia é que a solução pode não ser tão desafiadora como antes. Hoje, a vasta maioria das carteiras estudantis tem códigos de barras ou tecnologia de tarja magnética para fornecer acesso a salas de aula, bibliotecas, laboratórios de pesquisa e demais dependências. Usar cartão inteligente sem contato com um smart chip embutido é mais seguro porque ele não pode ser clonado facilmente e, por consequência, é menor a probabilidade de que indivíduos não autorizados obtenham informações desses cartões. Um dos principais benefícios de alavancar o uso da tecnologia de cartões inteligentes sem contato é a facilidade de usá-lo para prover a estudantes e profissionais de ensino o acesso às instalações da escola com um simples toque do cartão em um leitor. Como as informações são exclusivas ao usuário, os cartões podem ser configurados para permitir o acesso a prédios, aplicações ou serviços específicos.

Algumas instituições deram início a projetos de mobilidade e também adicionaram a opção de credenciais móveis para os alunos. Esta tecnologia aproveita a proliferação de smartphones entre os jovens e lhes permitem o ingresso a todas as instalações dos colégios.

Se sua instituição não está pronta para fazer o upgrade da tecnologia de cartões devido ao orçamento ou restrições de recursos, há diversas opções que são relativamente acessíveis e fáceis de implementar. Uma opção simples desse tipo é a adição de um elemento de segurança visual (VSE, do inglês visual security element) para carteiras estudantis, o que torna as credenciais de alunos e funcionários mais fáceis de serem verificadas. De opções abertas a secretas, sobreposições holográficas, microtexto, imagens fluorescentes e outras ferramentas VSE proveem um método rápido para determinar se o cartão é autêntico.

Além de credenciais estudantis, a segurança das escolas também pode ser bastante reforçada com um efetivo sistema de gerenciamento de visitantes. Um sistema como esse possibilita fazer check-in, check-out e monitoramento de todos os visitantes dentro das instalações, melhorando a segurança de estudantes e staff, sem impedir sua acessibilidade.

Muitas soluções de segurança podem ser usadas para proteger efetivamente os colégios e suas dependências sem impedir estudantes e colaboradores de aproveitar tudo o que é oferecido.

Sobre a HID Global

A HID Global é a líder em produtos, serviços, soluções e know-how inovadores relacionados à criação, gerenciamento e uso de identidades seguras para milhões de usuários finais no mundo inteiro. Reconhecida por sua qualidade robusta, designs inovadores e liderança no setor, a HID Global é a fornecedora preferida de OEMs, integradores de sistemas e desenvolvedores de aplicativos que atendem a uma variedade de mercados, incluindo controle de acesso físico e lógico, personalização de cartões, eGovernment, pagamento sem dinheiro, indústria e logística. As marcas principais da empresa, incluem HID®, ActivIdentity, FARGO®, e LaserCard®. Com sede em Austin, Texas, a HID Global possui mais de 2200 funcionários no mundo todo e opera escritórios internacionais que oferecem suporte a mais de 100 países. HID Global é uma marca do Grupo ASSA ABLOY. Para obter mais informações, visite www.hidglobal.com.

###

® HID, FARGO e o logotipo HID são marcas comerciais ou registradas da HID Global nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviços, nomes de produtos ou serviços são marcas comerciais ou registradas de seus respectivos proprietários.

INFORMAÇÕES:

Assessoria de imprensa: BRSA – Branding and Sales Gerente de Branding: Marcia Becker E-mail: mbecker@brsa.com.br (11) 9 8472 9941| (11) 5501-4007 www.brsa.com.br Sigam nosso twitter: @BRSAbrasil

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN