Letramento virtual

Fundação Volkswagen e Cenpec lançam a Plataforma do Letramento, site educacional especializado no ensino da língua escrita que oferece cursos on-line e conteúdos para serem usados em sala de aula

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Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgados em 2012, apontam que apenas 35% dos jovens brasileiros que chegam ao ensino médio podem ser considerados plenamente alfabetizados. 57% dos alunos apresentam “nível básico” de alfabetização – estão funcionalmente alfabetizados, mas têm limitações em operações de complexidade -, enquanto 8% demonstram ter apenas um conhecimento rudimentar da língua escrita, não conseguem ler e interpretar textos de média extensão, nem fazer pequenas inferências.


Os resultados do Inaf alertam para um desafio que vai além do ensino dos signos lingüísticos e sua mera decodificação. Eles apontam para a necessidade de inserir as crianças e os jovens no universo letrado, de forma que sejam levados ao exercício das práticas sociais da leitura e da escrita. Com o objetivo de incentivar o letramento e favorecer o uso da escrita em variadas situações, seja profissional, acadêmica ou pessoal, a Fundação Volkswagen, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), lançou a Plataforma do Letramento.


“O idioma é o primeiro patrimônio de um povo”, disse Eduardo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen, durante o lançamento da plataforma no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O conteúdo do site é direcionado principalmente a educadores e gestores, mas também pode ser utilizado pelo público em geral. “Um dos objetivos da plataforma é democratizar o conhecimento. Quanto mais ele é divulgado, melhor”, declarou Barros.


Conteúdo e formação
A Plataforma do Letramento oferecerá dois tipos de educação a distância: cursos que poderão ser realizados virtualmente pelo público em geral e cursos híbridos, direcionados a educadores que já estão recebendo formação presencial de projetos da Fundação Volkswagen. Além dos cursos, os materiais completos de projetos da fundação, como o “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”, estão disponíveis na plataforma.


A seção “acervo” conta também com uma biblioteca virtual com artigos sobre letramento e temas relacionados, como alfabetização, políticas educacionais, educação infantil, entre outros. No canal “experimente”, os professores encontram dicas de atividades para usarem na sala de aula. Notícias e agenda de eventos ligados à educação também têm espaço na plataforma, na área “em revista”.


“Especiais” conta com publicações de autores renomados sobre letramento, aprofundando o tema.  Na área “em rede, além de o professor ter acesso a mídias sociais que constituem canais diretos com educadores do país, também serão promovidos debates virtuais.


Para conhecer a Plataforma do Letramento, acesse: www.plataformadoletramento.org.br

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