Letramento em matemática é novo desafio da BNCC

Compartilhe
, / 582 0
matemática

Crédito: Pixabay

Segundo o documento do MEC, o saber matemático não pode se limitar ao conhecimento da terminologia, dos dados e dos procedimentos. Os alunos devem conseguir combinar esses elementos para atender necessidades do cotidiano. A mudança trazida pela Base Nacional Comum Curricular implica em um novo paradigma para professores e estudantes, defende Kátia Stocco Smole, que dará a palestra O letramento em matemática e a BNCC: um desafio curricular, na Bett Educar 2018.

Embora a proposta da BNCC proponha vários elementos novos, Kátia acredita que o letramento é o principal deles, pois traz a necessidade de uma nova postura para professores e alunos dentro de sala de aula. “Normalmente a criança espera que em matemática não tenha leitura, por exemplo. Muitos também acreditam ser importante responder rapidamente. Existe esse senso comum de que, se você não sabe a resposta logo de cara, não é bom em matemática”, afirma.

Ao ter como pressuposto que a disciplina de matemática promova o letramento matemático, a Base muda essas ideias e contribui para que os estudantes desenvolvam a criticidade, explica Kátia. “Não basta não só aprender conceitos, mas também usar esse conhecimento em problemas da vida real, ser criativo, ter pensamento crítico”, diz.

As crianças e jovens vão continuar resolvendo problemas, mas além de encontrar a resposta certa, devem aprender a justificar, explicar porque fez de certa forma, mostrar o raciocínio para o outro. “Alunos devem aprender a falar sobre a matemática e perseverar frente aos desafios”, afirma a professora.

Kátia, que é diretora do grupo Mathema, já foi palestrante da edição passada da Bett Educar e defende que o Congresso é uma oportunidade ímpar de formação continuada para professores. “O professor tem que ser um sujeito inquieto, precisa aprender sempre. Um evento como a Bett Educar é importante porque ajuda o professor a estudar de forma qualificada”, diz.

*Do blog Bett Educar

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN