Indicadores e sua importância para uma gestão escolar eficiente

Obtenha boa mensuração e análise de resultados com softwares de gestão e melhore o desempenho da sua instituição de ensino

Compartilhe
, / 1128 0
gestão escolar

Crédito: Shutterstock

Em uma instituição de ensino, além da gestão de inúmeros processos, de diversas áreas e de diferentes tarefas, é importante manter sob controle alguns indicadores de desempenho. São eles que permitem identificar processos falhos, oportunidades de melhoria, investimentos e até mesmo se o modelo de negócio adotado é saudável. Tal análise deve ser constante quando o objetivo é garantir uma gestão eficiente.

Mas quais são esses indicadores? O que pode assegurar o sucesso da sua escola? Veja abaixo os principais pontos a serem observados por instituições de ensino e trace seus objetivos com mais clareza:

Comercial

Desempenho da equipe de vendas: acompanhe a produção de sua equipe comercial de forma geral e individual. Identifique se é necessário investir em treinamento ou redimensionar a equipe.

Desempenho das campanhas: meça a quantidade de novos leads e a conversão em matrículas – isso é fundamental para definir um investimento mais rentável em mídias.

Financeiro

Inadimplência: é o indicador que mais preocupa, pois pode influenciar em investimentos ou cortes.

Analisar apenas a inadimplência acumulada ou somente a quantidade de alunos inadimplentes são erros comuns que podem gerar resultados que não correspondem à realidade. Uma dica é observar o quanto isso representa no faturamento mensal e criar estratégias para manter a falta de pagamento sob controle.

Ticket médio: quando observado por turma ou curso, esse indicador apresenta pontos de atenção para evitar prejuízos e gerar melhorias no processo de alocação dos alunos.

Receitas x Despesas: observar constantemente se a linha de despesas não está ultrapassando a de receitas é essencial para a saúde financeira.

Pedagógico

Índice de frequência: alunos que apresentam muitas faltas podem indicar problemas de adaptação com a metodologia ou com o professor, o que requer uma rápida ação que resolva as insatisfações. 

Índice de evasão: é importante avaliar os motivos de desistência, para que seja possível aplicar soluções e melhorias nos processos. 

Índice de retenção: esse indicador pode ajudar a evidenciar problemas que estavam sendo acompanhados durante o semestre ou ano letivo, sempre que avaliados por turma ou curso.

Relacionamento

Satisfação de pais e alunos: pesquisas de satisfação são importantes para medir a temperatura entre o público e a sua escola. Aplicá-las de forma eletrônica, com sigilo assegurado e com resultados tabulados de forma automática, garante aos gestores uma tomada de decisão ágil.

Conheça o sistema sponte

Para ter essa visão dos indicadores do seu negócio, é fundamental a utilização de um software de gestão que disponibilize dashboards com informações claras e intuitivas. O sistema Sponte há 20 anos ajuda milhares de escolas a melhorarem seus processos e atingirem seus objetivos. Entre em contato com a Sponte e solicite uma demonstração do sistema!

sponte.com.br

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN