Ilma Xaud

secretária de Educação de Roraima

Compartilhe
, / 1041 0









Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil?


Quais os











principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive

?












A educação no Brasil vem sofrendo do que se coloca, normalmente, como perda de qualidade progressivamente acentuada. Essa síntese, porém, requer um entendimento mais profundo daquilo que possamos definir como qualidade, com base nas concepções do que seriam os componentes dessa qualidade. Então, como desdobramento dessa questão, poderíamos colocar, esquematicamente, que é preciso discutir e chegar a alguns pontos que nos permitam falar em qualidade, com base em parâmetros mais objetivamente definidos, tipo: que sociedade estamos pensando em construir, a partir do que temos hoje em termos de aspectos culturais, econômicos, políticos, de nossa posição no processo de globalização etc.? Depois disso, qual a formação necessária aos nossos professores? Como as nossas instituições formadoras estão vendo e se propondo a trabalhar essa formação? Quanto tempo de escolaridade é necessário na educação básica? E na superior?








Isso está colocado aqui de forma simplista e bastante reduzida, para não entrarmos, ainda, em questões como o financiamento da educação, a valorização do magistério e tantas outras.







 









Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento e a qualidade da educação em nosso país?









Talvez um dos nossos maiores desafios, hoje, seja o da continuidade de ações, principalmente daquelas que levassem a sociedade brasileira a um maior nível de envolvimento consciente na definição de seus rumos.








 









Em Roraima, quais são os principais desafios enfrentados pelo governo estadual na área?









Em nível local talvez se possa colocar como principais desafios a implantação de um programa de formação continuada consistente, articulado a um plano de carreira e, embora sofrendo correções de rumo necessárias, sem
solução de continuidade.

Aliado a isso, o reordenamento da rede escolar do Estado.








 




Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN