Hélio Rosetti Júnior

professor das Faculdades Associadas do Espírito Santo e da Escola Técnica Federal do Espírito Santo

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Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil? Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?









A educação básica no Brasil ainda não é vista como uma prioridade por nossos dirigentes. Em matéria de educação, o discurso das nossas classes políticas ainda está muito distante da prática. As redes educacionais públicas, detentoras do maior contingente de matrículas da educação básica, são ineficientes e ainda não elegeram as escolas, os alunos e os professores como foco prioritário das ações políticas e educacionais no Brasil. O trabalho com os alunos nas aulas ainda é tomado como inferior na hierarquia de importâncias das organizações públicas. Nesses aparatos, ainda se premia o profissional “afinado com a política vigente”, retirando-o da escola e colocando-o num gabinete. O profissional “não ajustado à política” é “premiado” com o máximo de aulas possíveis. Uma organização que faz da atividade principal uma punição tende, no limite, ao fracasso e à exclusão


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Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento e a qualidade da educação em nosso país?











A qualidade na educação passa por investimentos em estrutura, valorização dos profissionais de educação e estímulo ao aluno nos sistemas educacionais. É necessário, também, o estabelecimento de políticas educacionais democráticas e inclusivas, que levem em conta nossa diversidade cultural, abraçando a escola e as comunidades com afirmação e afeto. Quem faz a educação, no dia-a-dia da sala de aula, deve ser visto, generosamente, como prioridade pela estrutura educacional, para que o processo educacional possa ser inclusivo, qualificado e cidadão. O aluno não pode ser visto como um dígito nas estatísticas dos relatórios de aproveitamento e qualidade. O aluno é a razão da existência do sistema educacional. Isso parece óbvio, mas deve ser lembrado sempre no contexto educacional brasileiro.
  







 


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