Da Rússia, com amor

Site do Garage, centro de cultura da Rússia, possibilita navegar por peças do acervo da instituição – que reúne grandes obras de arte contemporânea do país desde a década de 1950

Compartilhe
, / 1438 0
Site do Garage, centro de cultura da Rússia, possibilita navegar por peças do acervo da instituição – que reúne grandes obras de arte contemporânea da Rússia desde a década de 1950

Crédito: Reprodução

Para ir além do noticiário político e esportivo, uma boa alternativa para se aproximar da complexidade russa no século 21 é navegar, com a ajuda da internet, pelo estado das artes no país. Sugiro que o passeio comece pelo web site do Garage, centro de cultura contemporânea instalado no lendário Parque Gorki, em Moscou.

Sozinho, ele ilustra algumas das contradições russas. Sua criadora é Dasha Zhukova, mulher do bilionário Roman Abramovich (que, entre outros caprichos, é proprietário do Chelsea, o atual campeão inglês de futebol). Foi erguido, portanto, com o “dinheiro novo” da Rússia — fortunas criadas a partir do desmantelamento da União Soviética. E espelha, portanto, muitos dos valores dessa elite econômica de circulação internacional.

Mas o Garage é também depositário do principal acervo de arte contemporânea russa desde a década de 1950, e um centro antenado com a gestão moderna de espaços culturais, incluindo um respeitável trabalho de arte-educação. A versão em inglês do site possibilita navegar por peças do acervo e por materiais das exibições temporárias.

Clique aqui para acessar o site do Garage.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN