Formação mais humana

Projeto da BandTec garante uma formação mais completa, com direito a aulas de relacionamento, liderança e gestão de conflitos por Juliana Duarte   Aptidões …

Compartilhe
, / 2360 0

Projeto da BandTec garante uma formação mais completa, com direito a aulas de relacionamento, liderança e gestão de conflitos

por Juliana Duarte

 

178_44

Aptidões técnicas são imprescindíveis no currículo do aluno que deseja seguir carreira em TI (tecnologia da informação). No entanto, esse não é o único pré-requisito para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho. É importante também manter boas relações em qualquer ambiente. “O mercado busca profissionais que tenham espírito de liderança e saibam atuar em equipe. Os cursos, sempre técnicos, acabam não atendendo a essa demanda”, comenta Maurício Pimentel, coordenador-geral da BandTec.

Para suprir essa carência, a faculdade criou o Projeto H. A iniciativa é um conjunto de ações (aulas expositivas, minicursos e atendimentos personalizados) elaborado por professores e dedicado aos alunos dos cursos da instituição, que é voltada à área da tecnologia. “O projeto surgiu para acabar com aquela ideia de que profissionais de TI não sabem se relacionar”, explica Pimentel. As atividades são realizadas de acordo com os semestres (autoconhecimento no 1º; autoconhecimento e liderança no 2º; liderança e alteridade no 3º; responsabilidade social no 4º; e autogestão e ideal pessoal no 5º). Os estudantes aprendem constantemente a solucionar problemas e a lidar com situações que exigem liderança.

Além das ações promovidas pelos representantes do Projeto H, a instituição incorporou em seu plano pedagógico a disciplina Escritório de Projetos, que ocorre ao longo de todos os cursos. Nela, os alunos vivenciam o ambiente real de uma empresa, o que contribui para o desenvolvimento de técnicas de negociação, ética nos negócios, questões contratuais, produtividade, comunicação e avaliação de riscos.

“Tivemos um retorno muito positivo. Quem participou nos procurou para dizer que as dinâmicas já contribuíram para o desenvolvimento profissional e relacionamento interpessoal”, aponta o coordenador, que pretende expandir o projeto nos próximos anos. “Nosso objetivo é que cada vez mais nossos alunos participem. Com o tempo, o programa procurará atender toda a comunidade acadêmica e expandir-se para empresas parceiras, colaboradores e grupos sociais”, diz.

 

Raio X
Projeto H

O que é: conjunto de atividades para desenvolver habilidades de relacionamento e liderança nos alunos de TI

Início da atividade:
2º semestre de 2012Cursos que participam: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Redes de Computadores

Número de alunos participantes: em seis meses foram 177 alunos envolvidos

Número de encontros realizados: 27

 

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN