Férias de julho: Oficinas literárias ocorrem em São Paulo

Atividades gratuitas estão abertas para inscrições

Compartilhe
, / 313 0
Biblioteca Parque Villa-Lobos, em Pinheiros

Biblioteca Parque Villa-Lobos, em Pinheiros

Diversas atividades envolvendo criação literária serão oferecidas no mês de julhogratuitamente pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A programação acontecerá durante o recesso escolar com atividades nas Bibliotecas de São Paulo e do Parque Villa-Lobos e também nos Museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida.

Saiba mais detalhes sobre a programação de cada centro cultural:

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

12 e 13 de julho – 14h30: Oficina Criação Literária Urgente

A atividade será conduzida pela escritora Sheyla Smanioto – vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2015 -, que falará sobre processo criativo, técnicas e referências literárias.

A atividade é voltada para jovens de 13 a 19 anos  e não é necessário se inscrever para participar.

17 de julho – 14h: Oficina Roda de Rima

Crianças podem participar de uma roda de leitura com diversas atividades de escrita e brincadeiras envolvendo rimas e criatividade.

 

Biblioteca de São Paulo

16 de julho – das 13h30 às 17h30: Oficina Roteirista por um dia – Brincando de escrever sitcoms com Friends, How I Met Your Mother e The Big Bang Theory

Organizado pelo coletivo Malditos Dramaturgos e ministrada pela jornalista e dramaturga Vana Medeiros, a atividade dará aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre a construção das narrativas de sitcoms — séries de humor cotidiano — e também de escrever uma cena com os personagens já conhecidos.

Para participar, é preciso ser maior de 14 anos e enviar um email, até o dia 11 de julho, para contato@malditosdramaturgos.com.br com o assunto “Oficinas Séries de TV” e, no corpo do email, uma carta de intenção com no máximo dez linhas, explicando os motivos de seu interesse.

23 de julho – 14h30: Oficina de Rimas

A atividade procura estimular os participantes a criarem poemas a partir de rimas, que serão transformadas em histórias, formando uma criação coletiva. Não é necessário idade mínima ou inscrição para participar.

 

Casa Guilherme de Almeida

Curso de Tradução de Letras de Rap Estadunidense

Às terças-feiras (12, 19 e 26) e na quinta-feira, 28 de julho –  14h00 às 17h00

Os participantes traduzirão letras das músicas e cada tradução revelará desafios e possíveis soluções.

Não é necessário domínio da língua inglesa para participar das aulas: serão fornecidas traduções literais de cada letra a ser trabalhada.

28 de julho – 19h: Palestra sobre tradução de literatura brasileira no exterior

Serão abordados temas como as escolhas editoriais que determinam a publicação de autores brasileiros no exterior e serão tiradas dúvidas para auxiliar futuros escritores.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo sitewww.casaguilhermedealmeida.org.br. São 50 vagas no total.

 

Casa das Rosas

9 de julho – 15h00: Sarau do Vinil – Mentes e Microfones Abertos

A atividade acontece com ambientação musical enquanto os versos são declamados pelos participantes. As inscrições para participar começam uma hora antes do evento.

16 de julho – 17h00: Bate-papo sobre literatura marginal

Participação dos escritores Ferréz e Marcos Teles

30 de julho – às 19h00: Concurso de poemas sobre universo fantástico

Os três melhores poemas ganharão kits de livros temáticos. As inscrições para participar começam uma hora antes do evento.

Oficina de escrita para jovens

Adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos que gostam de escrever e desejam aprender técnicas e estilos de escrita poderão participar do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem da Casa das Rosas.

Com inscrições até 30 de junho, a atividade é gratuita e terá duas turmas, com 30 vagas cada.

Para participar da seleção, basta preencher um formulário e anexar uma pequena mostra com textos (prosa ou poesia) de sua autoria. As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, ou no site http://goo.gl/YpBPK8.

Curso de experimentação poética
Pela primeira vez, a Casa das Rosas oferece um curso gratuito de experimentação poética. Os participantes poderão vivenciar a criação, explorando possibilidades técnicas da arte da palavra e de sua expressão vocal.

Com duração de três meses, as aulas serão realizadas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30 e aos sábados, das 15h00 às 18h00. As inscrições vão de 11 de julho a 6 de agosto e devem ser feitas pelo site http://goo.gl/rh4rCZ.

Para participar da seleção, o candidato deverá enviar três textos (poemas e/ou prosas poéticas de sua criação), com carta de descrição das razões de seu interesse e um currículo de dez linhas.

 

*Mais informações sobre a programação cultural do estado de São Paulo podem ser encontradas nesse site.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN