Feliz Dia do Professor

A origem do Dia do Professor tem duas versões diferentes. Conheça as histórias e a novidade que a Educação preparou para a data

Compartilhe
, / 1088 0

Em 1963, o dia 15 de outubro foi declarado feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação, Paulo de Tarso. A explicação para a origem da data, no entanto, tem duas versões diferentes.


A primeira história que encontramos por aí vem da época de D. Pedro I. Em 15 de outubro de 1827, o imperador estipulou que toda vila, cidade e lugares mais populosos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias do país, conhecidas na época como escolas de primeiras letras. O Dia do Professor seria, então, uma homenagem a esse marco da educação brasileira.


A segunda versão, mais difundida que a do período colonial, garante ao professor Salomão Becker a responsabilidade pela inclusão do Dia do Professor no calendário escolar. Em 1947, o professor, nascido em Piracicaba, lecionava no Ginásio Caetano de Campos, o “Caetaninho”, na capital paulista.


Certo dia, o professor e mais três colegas conversavam a respeito do tamanho do segundo semestre letivo, que ia de 1° de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias nesse período. Os quatro professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para o descanso e também para organizar as atividades do restante do ano. Os rumores dizem que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos tinham o costume de organizar uma confraternização. 


Independentemente da veracidade dessas histórias, o dia 15 de outubro já é consagrado nacionalmente como o Dia do Professor. Por isso, não haveria data melhor para inaugurar , o Espaço do Professor, blog pensado para que docentes da Educação Básica em todo o Brasil compartilhem e comentem suas experiências do dia a dia em sala de aula, entre outras questões relacionadas à profissão e ao ambiente escolar.


Esperamos que os professores encontrem no ambiente um espaço de reflexão e de troca de experiências.


A todos os professores, um feliz Dia do Professor!
Revista Educação

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN