Mostra renascentista apresenta a perfeição do pintor Rafael

Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio é referência da época e tem exposição gratuita na Paulista até 13 de janeiro

Compartilhe
, / 0

O Renascimento se desenvolveu na Itália no século XV e teve como ênfase uma arte focada na perfeição e subjetividade, principalmente de esculturas e pinturas. É neste cenário que Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio se destacam.

Rafael (1483-1520) ficou conhecido pelas perfeições geométricas e intensa expressão da natureza humana e agora é destaque na exposição Rafael e a definição da beleza – da divina proporção à graça, no Centro Cultural Fiesp que fica exposta até 13 de janeiro.

“Não é mais a beleza exata da proporção matemática que havia orientado o gosto do século anterior. A nova beleza é contaminada pelo julgamento subjetivo que avalia a doce expressão dos sentimentos, o colorido harmonioso, a maciez do contorno dos corpos e naturalidade da articulação entre as figuras, a variedade das fisionomias e a elegância dos gestos, que será chamada de “graça” pela crítica da época”, relata o texto oficial da exposição.

Com curadoria de Elisa Byington, as esculturas, pinturas, óculos de realidade virtual para ver as paredes pintadas na Itália pelo artista – como a famosa pintura  A escola de Atenas —  e vídeos compõem os cerca de 90 trabalhos expostos que mostram os padrões geométricos de Rafael.

Destaque para as madonas e obras de Agostino Veneziano e Marcantonio Raimondi.

Informações:

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César

Telefone: (11) 3146-7439

Entrada livre e gratuita

Leia também:

Exposição gratuita apresenta os Yanomami pelo olhar de Claudia Andujar

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN