Existe saída

Além de debater habilidades necessárias no mercado de trabalho, consultor em educação elabora palestras e aponta caminhos para êxito profissional

Compartilhe
, / 1088 0



 


As pressões a que os jovens são submetidos durante a escolha profissional são tão grandes que escolas e pais não conseguem, sozinhos, prover ajuda suficiente. Muitos adolescentes chegam à depressão por conta do monstro psicológico chamado “mercado de trabalho”. Prover orientação realista é um desafio assumido pela Editora Segmento, com um conjunto de serviços para escolas, batizado de programa

Educação



& Carreiras

.




“Cria-se um clima muito pessimista sobre o assunto. Damos outra perspectiva, embasada em fatos”, explica Ricardo Orsini, consultor na área de educação e idealizador do programa. Por meio de palestras especificamente desenvolvidas para cada série do ensino médio, Orsini demonstra a diferença entre emprego e trabalho, e auxilia os jovens a vislumbrarem caminhos de sucesso. Após extensa pesquisa, ele realiza apresentações repletas de exemplos reais, com objetivos bem claros.




O palestrante enfatiza o peso de se dominar um idioma – impreterivelmente o inglês -, ter habilidade em tecnologia e cultivar o hábito da leitura. Um dos exemplos que ratificam essa idéia é o caso indiano. Por ter investido sistematicamente nessas áreas, a Índia consegue, hoje, importar trabalho. A irreverência permeia a interação de Orsini com os estudantes. Com orgulho, o consultor relata demonstrações de aprovação da platéia, em especial a fala de uma garota, em uma de suas visitas a colégios: “Foi a primeira palestra que jogou a gente pra cima”, disse ela, de acordo com o consultor. “Era exatamente isso que eu queria”, comemora Orsini.




A experiência de vida de Orsini motivou a criação desse projeto. Com formação em engenharia e
MBA

em marketing de serviços e lançamento de novos produtos, ele trabalhou em diversas empresas, inclusive de educação. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área educacional e passou a ministrar palestras em escolas, secretarias de educação e grandes corporações.




“Estamos sempre em busca de instrumentos que auxiliem o aprendizado, seja levando produtos para ajudar alunos a fazer escolhas, seja oferecendo ferramentas para auxiliar o mantenedor. Essa é a síntese da nossa missão na área educacional”, explica Edimilson Cardial, presidente da
Editora Segmento

. O grupo
Segmento

reúne cinco empresas de comunicação.



A Editora Segmento, que tem 11 anos, está, naturalmente, se especializando na área de educação, segundo Cardial. Ele adianta que a editora pretende lançar, até setembro deste ano, mais um produto voltado para educação, e que também terá como propósito facilitar a vida dos estudantes. Cardial enfatiza, ainda, que essas ações são uma maneira de estreitar laços e “escutar professores e alunos”.
(



Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN