Endomarketing: saiba o que é e como aplicar em sua instituição

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Foto: Shutterstock

Em uma escola o gestor precisa investir a sua atenção e dedicação em seus funcionários, aplicando práticas que os incentive. Essa é uma forma de os manter motivados e empenhados com o trabalho e com o posicionamento da escola. O endomarketing tem como objetivo exatamente isso: proporcionar um melhor engajamento entre o gestor e sua equipe através de ações de marketing dentro da própria escola.

Com o endomarketing é possível planejar estratégias para exaltar o potencial dos funcionários de sua escola, independentemente de sua posição profissional e tarefa executada. Continue lendo este artigo para saber como aplicar esse conceito em sua instituição.

Invista em comunicação

comunicação interna é um conceito ligado ao endomarketing e precisa ser exercida com frequência para incentivar a motivação do colaborador. Dar oportunidade para o diálogo em todas as áreas da escola é uma atitude eficaz, de modo que o funcionário saiba que tem a possibilidade de dizer sua opinião em diversos momentos.

Colocando a comunicação em prática no ambiente escolar, o gestor consegue transmitir a mensagem que a escola deseja passar externa e internamente e fazer com que os seus funcionários sejam engajados para comunicar a mensagem adiante.

Planeje momentos de confraternização

Momentos de confraternização devem ser planejados pelo gestor para que se torne uma maneira de os funcionários participarem de ocasiões descontraídas e, de preferência, não conversem sobre trabalhos e acontecimentos internos.

Dessa forma, podem ser planejadas festas juninas, confraternizações de uma determinada área, datas de aniversários de funcionários e dias comemorativos da escola, que podem ser oportunos para a convivência entre todos. É recomendável que o gestor esteja presente nessas oportunidades citadas para que possa conhecer melhor a sua equipe e proporcionar uma aproximação.

Oferecer brindes nessas situações é uma iniciativa para agradar seus colaboradores e fazer com que levem algo que os lembrará do local no qual trabalham.

Invista em capacitação

Ao investir na capacitação de seus funcionários, o gestor está mostrando que valoriza sua equipe e que procura maneiras de os ajudar, propondo treinamentos, incentivando a fazerem cursos ou os levando em seminários da área educacional.

Quando o funcionário trabalha em uma empresa que está constantemente apresentando formas de aprimorar o seu lado profissional, o funcionário se sente na obrigação de dar o melhor de si em sua função, já que a empresa está investindo nele.

Apresente os exemplos positivos

Caso algo de positivo tenha acontecido em sua escola, como um professor que aplicou um trabalho diferente do qual os alunos gostaram e se divertiram, alguém que deu uma sugestão eficaz de melhoria ou ainda uma atitude por parte da equipe que proporcionou uma mudança no ambiente escolar, reconheça esse esforço.

Valorizar os exemplos positivos e apresentar para os demais também é uma forma de aplicar o endomarketing, já que estimula o restante da equipe a buscar melhorias.

Valorize a imagem da escola internamente

A imagem da escola, isto é, a sua identidade visual, não devem ser apresentados apenas para o público externo, visando a captação de novos alunos. É essencial que todos os colaboradores reconheçam essa imagem dentro da escola para que seja sempre um motivo de orgulho.

Para isso, deixe algo visual da escola presente em diversos momentos: o logo presente nas fichas de documentos e provas, as cores decorando os ambientes da escola, etc.

Aplique pesquisas de satisfação

Uma parte muito importante do endomarketing é a de saber se a estratégia aplicada está sendo efetiva. Para isso, aplique pesquisas de satisfação para que as equipes de sua escola respondam indicando suas opiniões como o que acreditam ser atitudes boas ou não para a escola.

Pergunte se as melhorias adotadas pela gestão estão trazendo benefícios para suas respectivas áreas e o que acreditam fazer falta na rotina escolar.

A comunicação interna eficiente, assim como a valorização dos profissionais por meio do endomarketing, sem dúvida será um diferencial importante para engajar sua equipe.

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