Educação no Mercosul

Encontro Educacional terá feira de ciências

Compartilhe
, / 820 0

Investigação de fenômenos naturais e sociais, inovação tecnológica, informação relevante para a comunidade e experiências pedagógicas são as categorias dos trabalhos que serão apresentados na Feira Nacional de Ciências da Educação Básica. O evento será realizado paralelamente ao 3º Fórum Educacional do Mercosul, em Belo Horizonte, e reunirá a produção científica de escolas públicas de ensino fundamental e médio do Brasil.

De
21 a 23

, serão apresentados 150 trabalhos de estudantes, selecionados por secretarias estaduais de educação, universidades, centros de pesquisa e instituições científicas. Também serão expostos projetos produzidos em instituições educacionais de países do Mercosul.

Segundo a diretora de Políticas de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Lodi, o evento vai estimular iniciativas estaduais, municipais e regionais. “A feira é uma oportunidade para que professores e estudantes possam se aproximar das atividades científicas, contribuindo para o despertar da criatividade e a capacidade de construir conhecimento”, disse. Participam da exposição cerca de 300 alunos e 150 professores.


Publicações

– Durante o encontro será lançada uma publicação sobre o Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação do MEC (Fenaceb) para divulgar a iniciativa. A Fenaceb foi implementada em outubro de 2005 para estimular a realização de mostras científicas no País. O programa já investiu R$ 800 mil e promoveu 20 eventos em todas as regiões brasileiras.

Também serão lançados dois volumes da Coleção Explorando o Ensino, do MEC, referentes ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Os livros explicam como funciona o Proantar, que já publicou títulos sobre física, matemática, química e geografia. Lançado em 1982, o Proantar estimula a produção de pesquisas científicas e atividades correlatas no Continente Antártico, sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Veja aqui a programação do Encontro Educacional do Mercosul

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN