Edson Nascimento

secretário de Educação do Maranhão

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Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil? Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?


A educação básica avançou no sentido da oferta, pois, atualmente, temos 87% dos jovens e cerca de 97% das crianças na escola, entretanto a expansão não garante a qualidade. É preciso, pois, que o financiamento para a educação básica seja destinado a um atendimento com qualidade. É a qualidade do que é ensinado e aprendido na escola que faz com que diminua a injustiça e a exclusão social e efetive o exercício da cidadania.





Algumas ações visam à garantia da oferta e da qualidade do ensino, a exemplo da autonomia financeira e pedagógica que atualmente a escola possui. No entanto, sucesso desejado por quem tem de fato consciência da força da educação enquanto política pública ainda esbarra na gestão pouco democrática dos recursos que chegam à escola.






Tal atitude concorre para a situação não muito favorável do ensino no país. É necessário também que se invista muito mais na formação e capacitação dos gestores escolares, bem como em ações de planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas no contexto escolar.





 






Na sua opinião, qual é o principal desafio para alavancar o desenvolvimento e a qualidade da educação em nosso país?






O principal desafio está em formar uma rede de gestores escolares realmente comprometidos com a educação.






É indiscutível a importância da oferta da matrícula e permanência do aluno, e a permanência está diretamente relacionada à qualidade do ensino. Qualidade esta efetivada por meio da qualificação dos profissionais da educação não apenas no campo metodológico, mas, na tentativa de integrar as diversidades metodológicas com as inovações tecnológicas, promovendo um ensino de qualidade em que os alunos realmente aprendam a aprender.





 









No Maranhão, quais são os principais desafios enfrentados pelo governo estadual na área?








A política educacional no atual governo está voltada a garantir o acesso, a permanência e a qualidade do ensino por meio de estratégias de organização da matrícula, implementações para programas de formação continuada em serviço e o aparelhamento das escolas com tecnologias inovadoras a serviço da aprendizagem na perspectiva da superação dos atuais indicadores educacionais do nosso Estado.






Vale ressaltar que, de todos, o maior desafio é assegurar uma educação de qualidade, pois trabalhamos com uma diversidade de componentes etários, de gênero, étnico-racial e social que constitui a população maranhense.





A melhoria da qualidade combate, dentre outras coisas, a evasão e a repetência, aspectos considerados crônicos na área educacional. Os problemas que atingem a educação devem ser enfrentados com seriedade e muito rigor, para que a auto-estima dos alunos e competência adquirida por meio da aprendizagem constituam o alvo principal da ação educativa, que é formar cidadãos críticos e participativos, condutores de seus destinos.





 




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