Denise Aguiar Alvarez Valente

diretora da Fundação Bradesco

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Quais são as principais dificuldades que a Fundação Bradesco tem encontrado em seus projetos?






O grande desafio da Fundação Bradesco é transformar a realidade cultural e social das comunidades onde estão instaladas as 40 escolas e esse é um processo lento e complexo, pois não é só a educação que muda a condição de vida das pessoas menos favorecidas.






Sendo o projeto nacional, ainda temos as diferenças regionais a serem incorporadas no projeto pedagógico, o desnível na formação dos docentes quando são admitidos, o nível cultural das famílias, que querem e devem participar das ações escolares. Por isso temos como parte integrante do projeto a formação permanente dos professores e cursos de diversos níveis para os pais dos alunos e para a comunidade em geral, visando à mobilidade social por meio da educação profissional, que tem impacto na geração de conhecimento, emprego e renda local.




 






Como a Fundação Bradesco enxerga a atuação do governo no setor educacional?








O governo não resolverá todas as questões da educação sozinho. Portanto, penso que deve buscar a participação da sociedade civil por meio de ONGs, institutos, fundações, associações etc., formando uma grande rede de colaboração, tanto na educação formal quanto na complementar. Esse movimento já existe, esse é o caminho mais realista e viável, mas tem que ser ampliado.





 






Como a Fundação Bradesco se vê em dez anos? Crescerá? Há novos projetos pedagógicos sendo desenvolvidos?







A rede de escolas da Fundação está consolidada, atendendo neste ano mais de 107 mil alunos em 40 escolas distribuídas em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Neste momento, busca cada vez mais o aperfeiçoamento da qualidade pedagógica para que possa difundir suas práticas para outras escolas e organizações afins. Também estamos ampliando o acesso ao conhecimento por meio das novas tecnologias, como, por exemplo, os cursos a distância e os Centros de Inclusão Digital, buscando a capacitação dos educadores e a inclusão social de milhares de pessoas de comunidades carentes que, sem essa oportunidade, não teriam acesso aos recursos oferecidos pela tecnologia.





 


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