Consulado chinês premia estudantes da rede pública em concurso

‘China e Eu’ reconheceu vídeos sobre a cultura chinesa produzidos por jovens do ensino fundamental

Compartilhe
, / 644 0
‘China e Eu’ reconheceu vídeos sobre a cultura chinesa produzidos por jovens do ensino fundamental

Concurso premiou alunos da rede pública (Crédito: Divulgação)

O consulado da China em São Paulo abriu as portas no dia 24 de janeiro para premiar alunos da rede pública que participaram do concurso “China e Eu”.

O concurso, promovido pelo próprio consulado em parceria com o Instituto Confúcio da Unesp e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, procura incentivar uma maior aproximação dos alunos da rede pública com a cultura chinesa. Para isso, os estudantes são convidados a produzir vídeos sobre o país asiático. Os organizadores do evento receberam mais de 200 vídeos.

As grandes vencedoras escolhidas pelo júri técnico foram as gêmeas Yasmin e Yngrid Conceição Souza de Lima, que estudam na Escola Estadual Professor Mário Nakata, em Guarulhos (SP). Elas contaram com a ajuda da professora Gislaine Pereira, que ministra as disciplinas de Artes e Educação Física na instituição. As alunas têm 12 anos e estão cursando o 7º ano.

O vídeo de Yngrid e Yasmin traçou paralelos entre as culturas chinesa e brasileira, com cada gêmea interpretando aspectos da rotina de uma criança de cada um dos países, com comidas, danças e brincadeiras típicas. Como prêmio, cada uma recebeu um tablet. A escola onde estudam também foi premiada como melhor escola, recebendo um notebook.

De acordo com a professora Gislaine, a ideia é, a partir de agora, tentar fazer mais projetos voltados ao conhecimento da cultura chinesa. “Em artes, pretendo levantar aspectos relacionados a desenho, cultura. E, em educação física, os esportes. Especialmente o Tai Chi Chuan”, diz.

No júri popular, o primeiro lugar ficou com os alunos Rodrigo Seiji Miyao, Victoria Deorio Silva e Vinícius Almeida Souza, da Escola Estadual Culto à Ciência, de Campinas (SP). Eles também receberam um tablet cada.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN