Conexão imediata

Um aplicativo institucional ajuda a reforçar os vínculos entre alunos e instituição, além de facilitar consultas diárias e o acesso ao conteúdo por Juliana …

Compartilhe
, / 2222 0

Um aplicativo institucional ajuda a reforçar os vínculos entre alunos e instituição, além de facilitar consultas diárias e o acesso ao conteúdo

por Juliana Duarte

190_42

O que é
Aplicativos institucionais são programas que concentram os dados de uma instituição de ensino e os disponibilizam de maneira organizada para os alunos e professores terem acesso em qualquer local e a todo momento. O objetivo da ferramenta é auxiliar o usuário a desempenhar alguma tarefa específica, como consultar notas e faltas com facilidade. Os apps, como são chamados programas como esses, ficam disponíveis em lojas virtuais e são baixados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tornando o acesso imediato.

Por que utilizar

Os alunos podem consultar com rapidez informações como notas, faltas e a agenda de eventos da instituição, além de ter o conteúdo das aulas facilmente acessível, o que garante maior agilidade e alcance. Por ser mobile, o acesso é imediato – não depende de um computador, apenas de um dispositivo móvel com conexão com a internet, o que mantém os alunos sempre conectados à instituição de ensino. Apps permitem ainda uma melhor utilização de recursos gráficos e costumam ter uma interface mais amigável, características que garantem uma experiência mais agradável do que a realizada pelo site. Muitas vezes é possível disponibilizar também parte do conteúdo off-line. Disponibilizar o programa para os estudantes baixarem ainda é uma maneira de estar em sintonia com eles, já que a plataforma é cada vez mais utilizada entre os jovens. É uma forma de mantê-los conectados com a universidade e criar um vínculo ainda mais consolidado.

Tipos de serviços
Há diferentes tipos de aplicativos disponíveis, que englobam temas variados. Os apps das instituições de ensino se encaixam na categoria “educação” e aparecem sempre nas listas dos mais baixados pelos usuários toda a semana. Tais programas são encontrados em lojas virtuais, que podem ser acessadas de acordo com a plataforma utilizada pelos alunos. São elas: Android, IOS e Windows Phone.

Como funciona
Uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos deve ser contratada para fazer o trabalho – é fundamental pesquisar o histórico dela antes de assinar o contrato. Assim, a instituição terá maior garantia de um bom resultado. Pedir referências e avaliar o portfólio também são atitudes fundamentais nesse momento. A instituição deve fazer um planejamento e incluir todas as ferramentas e facilidades que deseja ter em seu app. Vale consultar professores, alunos e demais funcionários.

Quanto custa
O valor para a produção de um app pode variar bastante de acordo com a empresa contratada, o tipo de plataforma escolhida e com a complexidade de ferramentas criadas. Algo mais simples, destinado apenas à consulta de informações, pode custar em torno de R$ 8 mil. Apps mais elaborados chegam a R$ 15 mil ou mais.

Comentários

comentários

PASSWORD RESET

LOG IN